Vídeos

3 passos para uma boa gestão de alimentos

O desperdício de alimentos é um problema mundial. De acordo com informações das Nações Unidas, 1/3 de toda a produção alimentícia é jogada fora – o que resulta em 1,3 bilhão de toneladas por ano. No Brasil, o total do desperdício representa um gasto de aproximadamente 1,4% do PIB.

Para os estabelecimentos de alimentação fora do lar, esse desperdício reflete diretamente na rentabilidade. Além de incentivar um consumo consciente, a gestão de alimentos permite que o restaurante consiga diminuir custos. Confira agora três pontos importantes que vão te ajudar a ter um estoque sempre em dia e sem desperdício.

Como a gestão de alimentos pode contribuir com o crescimento do restaurante

Todo restaurante, independentemente do tamanho, precisa inserir uma gestão eficiente para controlar o estoque e evitar o vencimento de produtos. Para isso, é preciso estar atento a três passos importantes:

1: Compra

O volume do pedido deve estar adequado à capacidade de estocagem. Isso significa que é preciso encontrar um equilíbrio na quantidade: estoques altos significam maior custo; já estoques baixos podem trazer problemas nos processos de produção e atendimento ao cliente.

2: Armazenagem

A organização ao armazenar os alimentos é fundamental. Fique atento às datas de validade, peso, número de registro, entre outros detalhes. No caso de produtos de origem animal, é imprescindível conferir o selo de inspeção federal, estadual ou municipal.

3: Preparo

A gestão de alimentos também é feita durante o preparo. Uma forma inteligente de evitar desperdícios nessa etapa é fazer o porcionamento de ingredientes. Além de agilidade, você ainda cria a padronização dos pratos – o que confere mais qualidade ao seu cardápio.

Quer saber mais sobre como executar uma gestão de alimentos de qualidade? Confira mais informações neste vídeo animação, produzido pela Fispal Digital.

Na Fispal Food Service, você encontrará muito mais informações sobre como agregar mais valor ao seu estabelecimento. São diversas atrações e conteúdos exclusivos para todo o mercado de alimentação fora do lar. Faça seu credenciamento!

credenciamento-fispal-food-service-2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *