Gestão

Conheça os cuidados com a refrigeração na cadeia do frio

A cadeia do frio preserva todas as condições de refrigeração e garante a conservação dos alimentos. No entanto, você já parou para pensar quais os cuidados que se deve ter com essa refrigeração? Neste post, você vai aprender que esses cuidados começam com a manutenção preventiva dos refrigeradores.

Por aqui você vai saber o que deve ser feito para que o equipamento tenha sua vida útil prolongada, qual é a temperatura ideal para armazenar cada alimento e como a cervejaria, o refrigerador e o frigobar podem aumentar as vendas na sua empresa.

Ficou interessado em saber tudo sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

Qual é a importância da manutenção preventiva dos refrigeradores?

Segundo a analista de marketing da Artico, Morena Teixeira, com o passar dos dias, é natural o aumento da espessura do gelo formado nas paredes internas dos refrigeradores. De acordo com ela, este acúmulo diminui a eficiência do equipamento, uma vez que o gelo é isolante.

“Deve-se manter o congelador com as paredes internas sempre livres de qualquer formação de gelo. A limpeza dos vidros e dos trilhos também deve ser regulares para que a tampa deslize com facilidade e sempre permaneça fechada, evitando assim a perda da temperatura interna do equipamento”, explica.

Quais os cuidados para prolongar a vida útil do equipamento?

A especialista explica que os cuidados são básicos, como a limpeza, localização e manuseio corretos, conforme descrito nos manuais de instrução. Segundo Morena, esses simples cuidados já aumentam a vida útil do refrigerador e preserva a cadeia do frio. Também é importante:

Manter as portas dos refrigeradores fechadas

Um dos maiores erros é deixar as portas dos refrigeradores abertas. Se você for usá-los, preste atenção a esse detalhe. Abasteça o refrigerador, descarregue-o e deixe a porta sempre fechada para preservar a temperatura dentro da cadeia do frio. Deixar a porta do refrigerador aberta provoca uma perda de ar de até 7%.

Limpar o refrigerador

Além de garantir que seu equipamento tenha uma boa vida útil, manter o refrigerador limpo garante a higiene para preservar os alimentos e evita contaminações na cadeia do frio. Portanto, tenha capricho com seu equipamento e cuide da limpeza.

Verificar a vedação do equipamento

Verifique se a cadeia do frio está bem vedada. Observe como estão as borrachas e caso tenha algum problema, procure trocá-las. Cuide de cada detalhe e garanta uma boa refrigeração dos seus alimentos.

Qual é a temperatura ideal para cada produto?

A temperatura varia muito conforme o produto. Os sorvetes de massa vendidos em bolas (casquinha) devem ser armazenados entre -14°C e -15°C devido ao manuseio.

“O sorvete de pote precisa ser armazenado entre -18°C e -20°C. O picolé -20°C e -22°C. O açaí no pote varia entre -18°C e -20°C e o açaí para manuseio entre -14°C e -15°C. Já a comida congelada em geral precisa ser armazenada entre -18°C e -20°C”, ela explica.

Quais os produtos que podem ficar no mesmo compartimento da cadeia do frio?

Para a venda, Morena orienta que o aconselhável é deixar os produtos em equipamentos separados a fim de aumentar a saída. Um exemplo disso seria quando se vê um congelador de sorvetes. A conclusão é que dentro desse refrigerador só tem sorvetes e que o cliente pode passar batido.

No entanto, quando se vê um congelador de sorvete e um de açaí lado a lado, o empreendedor aumenta a chance do cliente comprar algo, pois ele visualiza mais opções de produtos.

Como a cervejeira, o refrigerador e o frigobar podem ajudar nas vendas do estabelecimento?

O consumidor gosta de praticidade e, comprar uma cerveja gelada pronta para o consumo faz parte disto. Afinal, segundo a analista, comprar uma cerveja em temperatura ambiente, chegar em casa, colocar a cerveja no congelador para resfriar rápido é um trabalho desnecessário.

Isso porque, além da bebida, muitas vezes não chegar na temperatura desejada, os consumidores podem levar a cerveja gelada para casa. Neste ponto, a especialista afirma que as cervejeira vieram para agregar tanto para o consumidor final, quanto para os donos de estabelecimentos. “De tamanho compacto, elas se adaptam em diversos ambientes e podem ser customizadas com a marca do produto, incentivando ainda mais as vendas”, diz.

Agora que você já sabe como a cadeia do frio é importante para a conservação dos alimentos e quais os cuidados que você deve ter com a refrigeração, também poderá evitar os desperdícios na sua empresa, não é verdade? Alimentos bem conservados e refrigerados são garantia de alimentos saudáveis e frescos para seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *