Especialistas, Marketing

Um novo olhar sobre os programas de fidelização de clientes para restaurantes

Fidelidade não está somente ligada a um cartão de frequência ou um item grátis para muitas compras dentro do seu bar ou restaurante. Os programas de fidelização de clientes para restaurantes têm a ver com a compreensão da atividade de consumidores on-line e off-line, do ponto de vista demográfico, psicográfico e comportamental e como eles se conectam.

Os consumidores esperam personalização de seus pratos, saladas ou entradas para suas recompensas e programas de fidelidade.  Recompensas de escolha estão se tornando mais populares do que um “brinde”. Não é apenas sobre o restaurante ou a operação; agora tudo está ligado ao poder de escolha e a personalização do serviço ao cliente, a chamada Experiência do Consumidor.

A ideia é que você torne essa atividade de fidelização algo simples, prático e prazeroso. Por isso aqui vai algumas dicas simples, mas poderosas quando o assunto é Fidelização de Clientes:

Menos é mais. Seja criativo e evite os cartões, check-ins para receberem suas recompensas. Personalize-o. Faça com que seja relevante para eles e que isso seja feito de forma imediata, com isso você trará uma sensação de “vitória” ao seu cliente. Até porque ninguém aguenta mais ter que preencher aqueles 9 espaços vazios para conseguir ganhar alguma coisa.

– Seja simples. Um “curtir, compartilhar e marcar um amigo” nas redes sociais pode proporcionar gratificação instantânea para ambas as partes, mas precisa ser alinhada à verdade. Lembre-se sempre que pessoas se conectam com pessoas, faça dessa parceria algo simples, mas sempre verdadeiro!

Chame seu cliente para participar. O problema da maioria dos gestores é não ouvir a voz dos seus clientes. Faça pesquisas e descubra quais são suas necessidades e crie ações de fidelidade para supri-las, com toda certeza você estará a largos passos à frente da sua concorrência e terá sempre um restaurante de sucesso.  Nossa principal ideia com esse breve texto é chamar sua atenção para a compreensão real das necessidades do cliente e não as que você imagina ser. Veja, ouça e, mais importante, responda aos seus clientes.

Ofereça-lhe uma recompensa que seja significativa para eles e envolva-os quando e onde estiverem: dentro do seu restaurante, através de e-mails marketing, whatsapp, redes sociais, etc. Garantimos, essa fidelização vai muito além de um cartão com 10 espaços a serem preenchidos.

*Por Matheus Lessa, embaixador da Fispal Food Service

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *