Especialistas

Frutas e vegetais da Espanha para incrementar os sabores do seu cardápio

A Espanha faz o cultivo de uma vasta variedade de frutas e vegetais. No entanto, sua tradição ainda dita a especialidade de cada região, resultando em sabores característicos e ricos para qualquer cardápio.

Vegetais

As plantações abundantes de frutas e vegetais da Espanha tradicionalmente fornecem uma grande variedade de produtos que precisam de preservação para que possam ser consumidos durante todo o ano.

Com a invenção dos sistemas de enlatamento e esterilização, empresas familiares de pequena escala se desenvolveram, formando a espinha dorsal do que viria a se tornar grandes empresas de processamento de vegetais. Estes já existem há décadas e estão localizados principalmente nas áreas onde os produtos são cultivados.

Os líderes neste setor são as regiões de Múrcia e Valência, seguidas pelo vale do Ebro ou, mais especificamente, Navarra e La Rioja. Este último tem uma tradição de longa data na produção de conservas vegetais, especialmente aspargos, pimentões e alcachofras. Outras regiões de cultivo e conservas vegetais são Extremadura, Aragón, os dois Castiles, Andaluzia e Catalunha. Muitas conservas de tomate também são produzidas em toda a Espanha.

Algumas das conservas de legumes mais famosas da Espanha são o pimentão DOP Pimiento del Piquillo de Lodosa, de Navarra. Embora praticamente não comestíveis quando frescas, depois de assadas, descascadas e enlatadas, elas se tornam uma delicadeza excepcional com uma textura sedosa e um sabor complexo – doce, perfumado e ligeiramente quente.

Frutas

A localização privilegiada da Espanha na bacia do Mediterrâneo permite produzir quase dez milhões de toneladas de frutas por ano. Aproximadamente cinco a dez por cento deste é processado, principalmente como conservas, tornando a Espanha um dos principais produtores e exportadores de frutas enlatadas da Europa.

A produção ocorre principalmente na região de Múrcia, sendo os pêssegos (o produto de destaque), mandarinas, damascos e peras os mais importantes. Algumas frutas subtropicais, como manga e mamão, também são produzidas em conserva.

*Texto traduzido do portal Foods and Wines from Spain, parceiro de conteúdo da Fispal Food Service.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *