Marketing

Como fazer um plano de negócio para restaurante

Um plano de negócios para restaurante é importante para qualquer empreendedor. Não importa se você ainda vai abrir o seu negócio ou se está há muito tempo no mercado.

Essa ferramenta é importante porque trata de um documento que descreverá todos os detalhes do seu empreendimento, desde sua abertura e seu desenvolvimento, contendo todas as etapas que você deve seguir para ter bons resultados com a empresa.

No entanto, você realmente sabe como pensar no plano de negócio para restaurante? Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o assunto. Você vai aprender o que é o plano de negócio, qual é a sua importância e como fazê-lo. Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura!

O que é o plano de negócio para restaurante?

De acordo com o coordenador dos cursos de Marketing, Técnico de Marketing e Gestão Comercial da Universidade Anhembi Morumbi, professor e doutor Moacir Bernardo, o plano de negócio é como um mapa que contribui para que as pessoas tenham um norte em seus empreendimentos.

Segundo o professor, para desenvolver este mapa é fundamental que haja um bom diagnóstico do ambiente, pois isto permitirá que o empreendedor faça opções mais ágeis, utilize atalhos, analise e usufrua de tendências e até evite eventuais problemas mercadológicos.

Qual é a importância do plano de negócio?

De  acordo com Bernardo, o plano de negócio para restaurante é fundamental tanto para quem está começando um empreendimento quanto para quem está no mercado há mais tempo.

“Para as empresas consolidadas, o plano de negócio contribui aperfeiçoando os caminhos e as decisões tomadas anteriormente, e também ajuda a corrigir o curso na medida em que as novas “ondas” do mercado surgem”, afirma o professor.

Já para quem está começando, Bernardo diz que mesmo que não seja um plano de negócio formalizado e rico em detalhes, também é importante. Segundo ele, é melhor um mapa que pode ser aperfeiçoado do que o empreendedor ficar às cegas num mar de transformações macro e micro ambientais.

Como fazer um plano de negócio?

De acordo com Bernardo, existem inúmeros modelos para o desenvolvimento de um plano de negócios para restaurante. Segundo o professor, há modelos simples, como por exemplo, o Modelo Canvas e também o Modelo da Startup Enxuta.

“Ambos trazem apresentações gráficas mais fáceis de serem visualizadas e seguidas. Mas também existem modelos mais robustos que seguem por exemplo, a escola do posicionamento da qual Porter é um dos principais teóricos”, explica.

Segundo o professor, neste outro formato, apresenta-se um volume maior de informações que abrangem desde o diagnóstico mercadológico, cenários possíveis até projeções financeiras em detalhes.

Moacir explica ainda que atualmente, com as Startups e as inovações disruptivas, há quem questione os planos mais robustos, pois a dinâmica do mercado que se transforma a todo o momento, não permite que o plano de negócio para restaurante seja engessado e lento.

“A ordem do dia é utilizar os instrumentos mais ágeis que contribuem com o monitoramento, a análise e a tomada de decisão. Parafraseando o poeta, o modelo que possa ser realizado, tudo ao mesmo tempo agora”, finaliza.

Para ficar por dentro das novidades do mercado dos empreendimentos de alimentação fora do lar, participe sempre da Fispal Food Service e conheça o que tem de melhor para sua empresa! Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida? Escreva para gente nos comentários!

credenciamento-fispal-food-service-2018

4 Comentários

  1. Como empresário de uma pequena empresa, tenho grande interesse em receber informações de novidades no setor de alimentação direcionado a alimentação coletiva, por isso, gostaria de receber todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *