Gestão

Por que trocar a lavagem manual pela lavadora de louça?

lavagem automática

Muitos proprietários de estabelecimentos de alimentação fora do lar desconhecem as vantagens da lavadora automática de louças e, crendo que os custos desse investimento são altos, acabam optando por contratar mais funcionários para essa tarefa.

Mas no post de hoje vamos te mostrar que deixar a lavagem manual e partir para lavadora automática de louça certamente é um investimento que tem retorno garantido, pois as vantagens são muitas, incluindo aqui a otimização de processos para mais agilidade na cozinha.

A seguir, separamos os principais benefícios da lavadora automática de louças:

1. Agilidade na lavagem

Com a lavagem automática de louças, copos e talheres, o colaborador encarregado dessa função certamente será mais ágil na hora de operar a lavadora. Isso porque a média de tempo da lavagem é bem menor em comparação à lavagem manual. Por exemplo:

  • Em 1 minuto são higienizados 18 pratos, ou 200 talheres, ou 25 copos.
  • São gastos 3,5 litros de água por ciclo com 28 pratos.
  • São gastos R$ 0,02 com químicos por utensílio higienizado.

“Além disso, a mecânica e a temperatura aplicada de forma ideal nos permite reduzir o tempo da lavagem a também da dosagem química”, explica Tadeu Pian, sócio-gerente da empresa Lavadoras Ebone.

Segundo ele, o ISO 9001 recomenda 90 segundos à lavagem com detergente para que o trabalho possa ser eficaz. Nesse caso, os produtos químicos são dosados de forma contínua durante todos os ciclos, conforme a necessidade e os tipos de sujeira e de gordura dos utensílios.

Mas é importante ressaltar que o pleno funcionamento de todos os ciclos de lavagem também depende do operador, que executa as funções de efetuar a pré-lavagem correta, fazer uma carga completa e armazenar as louças higienizadas em lugares adequados.

2. Produtividade

Ao lado da agilidade, a produtividade do operador da lavadora automática e, consequentemente de toda equipe da cozinha, é rapidamente percebida no ambiente.

“A autoestima em baixa, ambientes insalubres, horários noturnos, trabalho aos finais de semana e feriados e o baixo salário tornam essas pessoas, na maioria das vezes, responsáveis pela má utilização dos recursos disponíveis, gerando desperdícios com água, químicos, quebras, afastamentos por ‘LER’ (Lesão por esforço repetitivo) enfim, aumento dos custos globais”, explica Tadeu Pian.

Afinal, lavar as louças na mão consome muito mais tempo do que pré-lavar, organizar na máquina e apertar o botão. Nesse caso, o colaborador faz o seu trabalho em um menor período de tempo e consegue, a depender do tamanho do estabelecimento, contribuir com outras funções na cozinha.

E o resultado é que os clientes ficam mais satisfeitos e encantados pelo atendimento eficiente recebido, pois a cozinha ficou mais organizada, funcional e com melhor aparência.

3. Segurança

A segurança é outra vantagem da lavagem automática de louças, talheres e copos, que são lavados em gavetas específicas para garantir a segurança do processo.

“A lavagem mecânica contribui muito para a redução da quebra de utensílios, uma vez que também reduz a manipulação dos mesmos em pelo menos 60%”, afirma Pian. O resultado é que o número de acidentes com cortes fica bem reduzido.

Essa segurança também pode ser repassada aos clientes do estabelecimento, que sempre terão à disposição pratos, copos e talheres perfeitamente higienizados e sem germes. Isso porque com a temperatura da lavagem (55º C a 65º C) e do enxágue (85º C a 95º C), a gordura é totalmente removida e os germes morrem, garantindo a correta higienização.

4. Economia

A economia também é amplamente sentida na lavagem automática, inclusive na área financeira. “A economia gerada por lavadoras é maior do que o próprio investimento”, frisa Pian.

Alguns números comprovam essa vantagem:

  • 90% de economia de água, que é reaproveitada;
  • 80% de redução de mão de obra;
  • 80% de redução com reposição de utensílios.

Para termos uma ideia ainda mais clara: um estabelecimento que serve 350 refeições diárias, levando em conta que são 700 pratos, 1050 talheres e 350 copos:

  • Tempo total da lavagem manual: cerca de 5 horas e 56 minutos.
  • Tempo total da lavagem automática: 50 minutos.

Gostou de conhecer as principais vantagens de substituir a lavagem manual pela lavadora automática?

Então separamos outro post importante para o pleno funcionamento do seu estabelecimento: como deve ser composto o kit de limpeza profissional de cozinha? Leia atentamente e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *