Inovação, Marketing

Confira as vantagens do cardápio digital

Propaganda em telas, atendimento virtual, menu board. São muitas opções de tecnologias para restaurantes disponíveis atualmente. Nesse sentido, um serviço que tem crescido muito ultimamente é a chamada digitalização do cardápio ou cardápio digital.

O cardápio digital é uma nova forma de ampliar a experiência do cliente no restaurante ou fora dele, por meio do serviço de delivery.

Nele, todo menu pode ser acessado por meio de dispositivos móveis e apresentam uma descrição completa dos pratos e bebidas, assim como dos ingredientes utilizados. Também é possível ampliar a experiência oferecendo a possibilidade de sugerir harmonização de pratos e bebidas, além de dar dicas de acompanhamentos.

Esse é um dos tipos de tecnologias para restaurantes vem evoluindo a tal ponto que o cardápio digital também pode ser disponibilizado em placas na mesa, displays, porta-guardanapos e até em bolachas de chopp – tudo graças ao QR Code, que é um tipo de código que, uma vez acessado por meio dos dispositivos móveis, oferece o cardápio ao cliente.

Existe, ainda, empresas que fornecem o cardápio digital com acesso em mais de 12 idiomas, ampliando ainda mais o alcance do público.

Vantagens do cardápio digital

São muitos benefícios de se digitalizar o cardápio nos restaurantes:

  • Estimula os sentidos dos clientes, por meio de fotos de alta qualidade e um texto caprichado, com sugestões e dicas;
  • É uma das tecnologias para restaurantes que facilita a escolha do cliente, por meio de buscas simplificadas;
  • Permite maior interação com o cliente, tornando-o fiel ao estabelecimento (se ele tiver uma boa experiência, é claro);
  • Agiliza o atendimento e a preparação dos pratos;
  • O cardápio passa a ser atualizado com um menor custo, pois não é necessário reimpressões e novos encadernamentos.

“Hoje, cada vez mais os consumidores utilizam a tecnologia (celulares) para tomar a decisão de compra. Já não é mais possível separar o mundo físico do digital”, afirma Felipe Lastowiska, co-fundador e diretor de TI do Epadoca. No caso dessa empresa, o cardápio digital vem com o objetivo de oferecer essa nova experiência ao consumidor por parte das padarias.

“As padarias também precisam se atualizar para atender essa nova geração. Pensando nisso, o cardápio digital vem com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para o consumidor, fazendo com que ele consiga obter muito mais informação sobre cada produto de forma rápida e prática, como por exemplo: Fotos que dão água na boca, informações nutricionais e até mesmo promoções ao abrir o cardápio”, diz.

Além da digitalização do cardápio, oferecer o serviço de delivery aos clientes das padarias cadastradas no sistema pode chegar a representar entre 10% e 20% do faturamento.

A estrutura necessária é simples: o recebimento dos pedidos pode ser feito por meio de um computador com internet. Além disso, o treinamento da equipe e acompanhamento mensal com suporte técnico 24 horas, para a gestão da ferramenta são essenciais.

E então, gostou de saber que é possível implantar mais uma dessas tecnologias para restaurantes e demais estabelecimentos food service? Para ficar por dentro de todas as novidades do segmento, clique aqui e confira todos os nossos artigos sobre restaurantes da Fispal Food Service!

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