Gestão

Vantagens da máquina automática de café

O uso da máquina automática de café tem crescido nas cafeterias mundo afora, inclusive aqui no Brasil. Afinal de contas, o cafezinho é uma das bebidas mais consumidas por nós e os números comprovam isso.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), de todo café consumido no país, 36% é feito fora do lar, sendo que pesquisa divulgada em 2016 aponta que existem mais de 3,5 mil cafeterias no Brasil – isso sem falar de outros estabelecimentos de food service que tem a bebida em seu cardápio ou como cortesia a seus clientes.

Nesse sentido, para otimizar o tempo e melhorar a qualidade do café servido, as cafeterias estão investindo na automação por meio da máquina automática de café. Conheça algumas vantagens e dicas para que esse investimento tenha um retorno bem sucedido.

As principais vantagens da máquina automática de café

Custo-benefício

Essa é uma das principais vantagens para cafeterias que desejam investir em uma máquina automática de café, como explica Ronaldo Macerox, gerente comercial da American Coffee. “Uma máquina automática de café atrai consumidores que apreciam um bom café, fidelizando seus consumidores. Além disso, essa bebida agrega outros itens de consumo, como por exemplo, pão com manteiga, pão de queijo e salgados, aumentando o faturamento”.

Praticidade

Como basicamente basta programar a máquina automática de café e mantê-la aquecida com água e o café, a praticidade é um dos fatores que faz aumentar as vendas desse equipamento.

Enquanto um café está sendo preparado pela máquina, o operador pode tranquilamente desenvolver outras atividades no atendimento da cafeteria.

Além disso, existem modelos de máquinas que possibilitam o uso de diversos tipos de café para facilitar ainda mais o processo, como pó, sachês e cápsulas, além de as maiorias possuírem um sistema autolimpante, o que facilita a manutenção e a limpeza diária.

A praticidade também está na possibilidade de oferecer, em uma mesma máquina, uma variedade de bebidas e a personalização do café – o que melhora ainda mais a experiência do cliente ao saborear a bebida.

Mais agilidade

Para Macerox, uma boa máquina automática de café proporciona um atendimento mais ágil na cafeteria. “Temos no mercado máquinas que preparam as doses automaticamente com o apertar de uma tecla, como também as máquinas profissionais que possuem moedor e cachimbo para prensa e extração do café expresso com até cinco bicos; nesse caso, um profissional bem treinado atende uma demanda de até cinco doses de café em 1 minuto”, afirma.

Cuidados na manutenção da máquina automática de café

Se você, além de proprietário de uma cafeteria ou de um estabelecimento que serve café, também aprecia a bebida, deve ter notado que a máquina automática de café impacta no sabor final. E é verdade.

“As máquinas impactam de maneira muito marcante, pois a variedade de blends é muito rica, tanto em qualidade como em sabor, aliada ao profissional que, bem treinado e sensível ao preparo, pode extrair da bebida seu melhor potencial de qualidade”, explica Ronaldo.

Nesse sentido, para preservar a qualidade do café, são necessários alguns cuidados com relação à limpeza e manutenção do equipamento. Os principais são:

  • Armazenar o café (fechado) em local adequado, seco e fresco;
  • Regulagem da moagem da máquina de acordo com a qualificação e da torragem do café;
  • Realizar as manutenções preventivas e corretivas;
  • Manter limpos os reservatórios de borra, as peneiras e os grupos de prensas;
  • Utilizar cafés com indicações e qualificações voltadas para máquinas de café.

Gostou de conhecer as vantagens da máquina automática de café para cafeterias? Então não deixe de pesquisar os modelos que mais se adequem ao seu estabelecimento e boas vendas!

Aliás, para ficar por dentro das novidades do setor, acompanhe sempre as nossas atualizações aqui no blog da Fispal Food Service, como essa dica que preparamos: aumente seu tíquete médio servindo drinks de café. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *