• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

4 atitudes certeiras para diminuir custos no restaurante

Uma das maiores preocupações de quem tem um estabelecimento de alimentação fora do lar é a redução de custos. Por meio de atitudes simples é possível fazer importantes economias, independente do tamanho da sua empresa.

Neste artigo, você vai saber que basta mudar as suas atitudes como gestor e envolver a sua equipe para perceber a economia nas pequenas coisas, como nos ingredientes que serão utilizados para preparar os alimentos e até mesmo no que se refere a água e a luz.

Quer aprender tudo com a gente? Acompanhe com muita atenção a nossa lista!

1. Porcionamento é fundamental

Segundo a consultora de pequenas empresas, Olívia Maria Fernandes, ao focar na padronização e no porcionamento dos pratos, você evita desperdícios de alimentos. De acordo com a profissional, as perdas de alimentos afetam a economia e a produtividade do restaurante ou de qualquer estabelecimento food service.

“É importante focar no planejamento de receitas e realizar a compra de ingredientes de maneira consciente. Além disso, separar os alimentos em porções ajuda a fazer uma boa distribuição. O indicado é realizar o porcionamento ao receber os insumos. Para isso, utilize uma balança testada pelo Inmetro para a obtenção dos pesos. Assim, a quantidade separada estará adequada para o preparo da receita”, orienta.

Após a realização do fracionamento, guarde os produtos em um recipiente adequado e conserve-os em temperatura ideal.

Essa prática pode ser usada na preparação de pratos para restaurantes, na produção de pães, bolos e salgados em padarias e também em sorveterias que fabricam o seu próprio sorvete.

fispal-food-service-2019

2. Evite desperdícios com água e luz

Outra dica para diminuir custos no restaurante é evitar desperdícios com água e luz. Em relação à água, reaproveite a que você utiliza para lavar as toalhas de mesa do restaurante. Essa água pode ser usada para limpar banheiros e o chão do salão.

Já em relação à luz, uma dica simples é acendê-la apenas quando for necessário. Aqui é importante lembrar que vale orientar seus colaboradores para que não deixem as luzes acesas sem necessidade.

“Muitas vezes vamos ao ambiente e ligamos a lâmpada, mas esquecemos de desligá-la. Um simples gesto de evitar luzes acesas sem necessidade pode ajudar muito na hora de diminuir custos no restaurante ou em qualquer outro estabelecimento. Portanto, em tempos em que cada vez mais devemos economizar energia, faça com que seus colaboradores tenham um consumo sustentável. Se acender a luz, apague”, enfatiza Olívia.

 3. Coloque na ponta do lápis seus gastos

Todo bom gestor deve trazer tudo anotado. Portanto, se você deseja diminuir os custos no restaurante mapeie todos os seus gastos mensais. Por menores que eles pareçam, no final das contas você verá que eles precisam ser contabilizados.  Vale fazer o cálculo de quanto dinheiro é gasto em cada serviço contratado. “Desta forma, você consegue analisar quais os gastos são necessários e quais poderá cortar ou até mesmo renegociar e que não são tão importantes para o seu estabelecimento”, diz Olívia.

4. Negocie com os fornecedores

Outra dica importante para quem deseja diminuir custos no restaurante é negociar com os fornecedores. Compre produtos em maior quantidade por um preço menor e permaneça um período sem precisar adquirir mais unidades desses itens.

Desta maneira, você conseguirá manter o seu estoque de alimentos e outros produtos em dia, sem se preocupar com a necessidade de repassar um valor mais alto para os seus clientes.

31cta-checklist-foodservice

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *