Especialistas, Gestão, Marketing

4 dicas para alavancar o seu restaurante em momentos de crise

A crise financeira que vem assolando o Brasil desde 2012 mudou por completo o cenário econômico do país. Os clientes se tornaram cada vez mais exigentes, cautelosos quanto aos gastos com alimentação fora do lar e vencer essa barreira se tornou um enorme desafio que os gestores de bares e restaurantes tiveram que encarar em sua jornada empreendedora.

É claro que vários fatores podem estar diretamente ligados ao crescimento de um negócio nesse segmento, como: conhecer a fundo o cardápio, um controle rígido de desperdícios, uma gestão financeira eficiente, ações efetivas de marketing e parcerias para divulgação do negócio…

Mas hoje, quero trazer 4 dicas que estão ligados ao maior ativo que uma empresa pode ter: Pessoas. Vamos a elas?

1 – Conecte-se com seus gerentes: Como um gestor de um negócio de alimentação, você não conseguirá estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e se não tiver um grupo treinado de colaboradores, será muito difícil se conseguir otimizar os resultados dentro dessa operação. Possuir um gerente em que se pode confiar, vai te ajudar a ter tempo para se dedicar ao planejamento estratégico do seu negócio.

2 – Ajude seus gerentes a pensar como proprietários: Este é um dos maiores desafios para as empresas, e uma semana longe da gestão do seu negócio pode ser o termômetro para medir se esse gerente internalizou todos os treinamentos e a cultura do seu negócio. O gerente que tem a visão de dono é aquele que mantém o foco no cliente, sem deixar de pensar nos resultados do negócio.

3 – Concentre-se em objetivos específicos: Muitos gestores se perdem em sua gestão por não possuírem de forma clara uma matriz de atribuição, procedimentos operacionais e metas claras para sua equipe de trabalho. Você não conseguirá fazer tudo ao mesmo tempo, mas terá muito mais resultados se fizer um planejamento, delegar as responsabilidades e realizar reuniões para medir as execuções e resultados dessas atividades. Em um restaurante todas as áreas são importantes, uma complementa a outra e esse conjunto pode fazer dele um sucesso ou um fracasso.

4 – Olhe o seu negócio através de uma nova lente: Você não terá novos resultados tendo atitudes antigas. Se reinventar é a palavra de ordem para qualquer negócio que quer se manter e crescer em momentos de crise.

Seu foco precisa ser como um raio laser em relação a criação de uma experiência única para o seu consumidor. Qual é o seu maior diferencial? Como seu cliente se sente quando está dentro do seu negócio? Como ele fala do seu negócio para seus amigos e familiares? Como ele vê o seu negócio através das redes sociais? Essas respostas vão te ajudar a entender qual a mensagem que o seu negócio tem transmitido às pessoas que frequentam a sua casa.

A gestão de pessoas é sem dúvida alguma um dos pontos de maior dificuldade para a maioria dos gestores em nosso segmento, principalmente pela falta de qualificação e a baixa instrução que encontramos em nosso país. Mas, essa também pode ser uma grande oportunidade para você criar um time fantástico de pessoas que amam servir e que vestem a camisa do seu negócio.

*Por Matheus Lessa, embaixador da Fispal Food Service

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *