• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

5 dicas para montar um restaurante por quilo

O restaurante por quilo é a principal opção no Brasil: de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, sobre o perfil de pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar, a cada dez estabelecimentos de pequeno porte, seis adotam esse sistema. O levantamento ainda revela que 61% dos desses estabelecimentos trabalham como a modalidade de atendimento self-service em algum momento do dia, sendo que 47% atendem exclusivamente com esse tipo de serviço.

O Brasil é pioneiro mundial nesse serviço, e contribui com a promoção da alimentação saudável, além de ser uma forma bastante popular de alimentação. “O self-service está incorporado ao cotidiano do brasileiro, que recorre a restaurantes como alternativa prática, acessível e saudável para sua refeição principal. Também é uma solução rápida para quem trabalha e precisa almoçar fora de casa. É fácil de encontrar, há variedade de alimentos e o preço é um atrativo”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Mas para que o negócio tenha lucratividade, há uma série de exigências legais e específicas que precisam ser cumpridas para garantir qualidade e conformidade do seu negócio. Confira o passo a passo para montar um restaurante por quilo de sucesso.

Localização estratégica

O brasileiro é um adepto do restaurante por quilo e em tempos de crise, a modalidade é uma alternativa para os consumidores que não podem pagar altos preços por uma refeição. Mas para que o público consuma em seu restaurante, é preciso estar bem localizado.

Mas como saber qual endereço é o correto? Pense no público em que deseja atingir, qual o seu objetivo e se o local possui vias de acesso. Vale também estudar a concorrência existente ou potencial da redondeza.

Fique atento às exigências legais e específicas

Montar um restaurante por quilo possui algumas questões obrigatórias que devem ser cumpridas. Assim como qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar, é preciso dos registros na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Realize um projeto de cozinha profissional de qualidade

Quando há um bom projeto, o lucro de um restaurante pode aumentar até 40%. Vale a pena pensar em um layout de cozinha profissional que ofereça facilidade na execução do cardápio, organização e praticidade na limpeza.

Elabore um cardápio de sucesso

O menu é obviamente fundamental para atrair e manter a clientela. E não basta somente oferecer aquela deliciosa comida caseira, que o brasileiro de fato adora. “Um cardápio bem elaborado busca apresentar alimentos saudáveis e frescos. Pensando nisso, deve-se levar em consideração escolher ingredientes da estação, pois são mais frescos e com menor custo”, aponta Debora Mazzei, coordenadora de alimentação fora do lar do Sebrae.

Mão de obra especializada

A mão de obra, como acontece em outras etapas do funcionamento de um bom restaurante, deve agir de acordo com os objetivos do estabelecimento. É essencial ter um colaborador constantemente olhando o buffet, arrumando, conservando-o limpo e organizado.

Para escolher o funcionário certo para o seu restaurante por quilo, a recomendação é listar as características para cada função: cozinheiro, caixa, gerente de estoque, entre outros.  Com esses grupos determinados, procura-se, geralmente, pela qualificação técnica, pedindo indicações em redes sociais, associações de classe, anúncios em faculdade etc.  E, hoje em dia, muitos currículos podem surgir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *