Gestão

5 oportunidades para entrar no mercado food service

Cada vez mais os brasileiros comem fora de seus lares. Nas grandes cidades é comum a diversidade de refeições, petiscos, doces e lanches que agradam todos os tipos de clientes. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. Isso abre um leque de oportunidades para os empreendedores que desejam se aventurar nesse mercado.

Se você busca empreender e abrir um negócio de alimentação fora do lar, confira 5 oportunidades para abrir a sua empresa.

1: Restaurantes fitness

Cada vez mais as pessoas buscam estabelecimentos com foco na alimentação saudável. Isso se deve ao aumento de adeptos ao estilo de vida saudável, que preferem uma dieta a base de alimentos naturais, orgânicos e com baixo teor calórico. A procura por esse tipo de estabelecimento é uma das fortes tendências para bares e restaurantes.

2: Restaurantes com preparo artesanal nos cardápios

Outro tipo de restaurante que está em alta são os que oferecem um cardápio com preparo artesanal. Esse cardápio é preparado com ingredientes não industrializados. Além da alimentação ser mais saudável, ela possui um sabor caseiro mais agradável e que remete a comida de casa!

3: Restaurantes em movimento

O restaurante em movimento também é uma boa oportunidade para você que deseja ter um estabelecimento de sucesso. Esse tipo de negócio tem sido promissor no segmento food service por vários motivos. Esses restaurantes são os food trucks, food bikes e outros. Ele tem curta permanência no mesmo lugar e proporciona uma experiência única aos clientes. Além disso, têm custo de manutenção inferior aos restaurantes com lugar fixo.

Além disso, eles são uma excelente oportunidade para os pequenos investidores que desejam ingressar e expandir o segmento food service.

4: Restaurante com experiência do cliente em foco

Para os próximos anos, os estabelecimentos food service deverão investir ainda mais na melhora da experiência do cliente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os jovens entre 16 e 34 anos estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra, e 35% deles não querem economizar para isso.

Para isso, é fundamental investir, principalmente, num bom atendimento. Para Juscelino Pereira, restaurateur, o atendimento é essencial. Segundo ele, todo empreendimento deve investir em Recursos Humanos que seja atuante, além de bons profissionais e colaboradores.

“Para começar, a empresa precisa ter manuais prontos, como o manual de integração e a descrição do cargo. Então, o colaborador, antes de entrar para trabalhar, precisa ser bem treinado e esclarecer todas as dúvidas para saber o que vai fazer e a função que vai executar. É preciso um investimento muito forte nestes detalhes que fazem parte do atendimento. Hoje em dia, o cliente, em muitos casos, valoriza até mais o atendimento do que a comida. Por isso, é importante um serviço cordial, eficaz, simpático e carismático que possa fidelizar o cliente”, acrescenta.

5: Restaurante Delivery

Outro mercado que também está em alta é o do Restaurante Delivery. Em 2015, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) registrou uma movimentação de R$ 9 bilhões de reais de comidas entregues em domicílios do Brasil.

O crescimento desse mercado pode ser explicado pela popularização de aplicativos que tornam a tarefa de pedir comida mais cômoda. Essa facilidade chegou ao Brasil com força total!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *