Gestão

6 dicas para investir em capacitação para sua equipe

Treinamento e capacitação são fundamentais para que o atendimento oferecido no estabelecimento de alimentação fora do lar, seja o melhor possível. Não importa se sua empresa é uma sorveteria, padaria ou restaurante, você deve ter uma equipe treinada para fazer com que o cliente volte mais vezes e consuma seus produtos.

Segundo o coordenador de Especialização em Gastronomia e Gestão da Universidade Anhembi Morumbi, professor Luiz Araujo, entre outros benefícios, a capacitação traz a otimização da mão de obra e da produção, a redução das perdas, o melhor aproveitamento da matéria prima e a melhor utilização dos equipamentos.

A maior tendência no segmento é a capacitação frequente e constante e o escalonamento do aprendizado dos profissionais, inclusive com aulas à distância, na modalidade EAD e com cursos para a reciclagem profissional”, enfatiza o professor.

Como investir na capacitação?

1: Invista em uma graduação ou pós-graduação formal na área

Com a graduação ou a pós-graduação você tem uma melhor compreensão dos métodos e técnicas, planejamentos, custos operacionais e até gestão do negócio”, afirma Araujo.

2: Faça cursos de extensão para a reciclagem

O professor orienta que os colaboradores que trabalham nesses estabelecimentos devem fazer cursos de extensão para a reciclagem e assim atualizarem seus conhecimentos. “O conhecimento fica desatualizado e, por isso, é interessante buscar alternativas modernas, conhecer novas tecnologias, novos métodos de trabalho e gestão”.

3: Incentive os cursos específicos

No caso dos funcionários que trabalham com o atendimento no salão, Luiz Araujo orienta que eles devem fazer cursos específicos. “Os cursos de serviço, bebidas e etiqueta à mesa melhoram a abordagem da equipe com o cliente, aumentam as vendas e fazem com que os clientes tenham vontade de retornar e sejam fiéis ao estabelecimento”, pontua.

4: Treine constantemente sua equipe

Segundo o professor, o treinamento constante otimizando a rotina diária também é uma boa dica para quem deseja investir em capacitação. “O treinamento constante possibilita a redução do número de funcionários, diminui os prejuízos e melhora o aproveitamento dos produtos e do tempo”, lembra.

5: Capacite sempre seus colaboradores

A capacitação nunca deve ser deixada de lado se você deseja ter sucesso em seu negócio. De acordo com o professor, é necessário que o empresário destine parte do seu faturamento para treinar a equipe.

6: Contrate profissionais especializados

Outra maneira de investir em capacitação é contratar profissionais especializados para ajudar na capacitação profissional. “Contrate consultores especializados. Isso possibilita o treinamento in loco e a flexibilização do horário”, acrescenta.

Como capacitar os profissionais da cozinha se o cozinheiro for substituído?

Esse é um problema que os restaurantes têm. O empresário precisa estar preparado para passar por essa situação, já que os clientes podem perceber a mudança no prato ao saborearem a comida.

Em caso de troca do cozinheiro, o chef de cozinha deve estar habilitado para capacitar o funcionário que assumirá o cargo. Por isso a importância de um treinamento constante e formal dos colaboradores, facilitando o turnover que o setor enfrenta”, finaliza Araujo.

Viu como a capacitação e o treinamento são importantes para o sucesso do seu negócio? Agora que você já sabe, que tal incentivar sua equipe a se capacitar? Procure por cursos e especialistas no assunto e fique sempre preparado para qualquer situação!

Como você capacita seus profissionais? Compartilhe sua experiência nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *