Gestão, Marketing

6 motivos para adotar o marketing digital para restaurante

marketing digital para restaurante é considerado uma excelente estratégia. Quando bem feito, consegue atrair clientes e ao mesmo tempo se destacar da concorrência. No entanto, você realmente sabe por que deve adotar o marketing digital no seu restaurante?

De acordo com o professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e coordenador do Curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital, Thiago Costa, os números não mentem.

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 116 milhões de pessoas no Brasil têm acesso à internet. Isso é mais da metade dos 208 milhões de habitantes do País.

Como adotar o marketing digital no seu estabelecimento

Hoje, investir em marketing digital para restaurante não se trata mais de uma questão de “se”, mas sim de “como”. Por isso, neste post, separamos 6 motivos para você adotar o marketing digital. Quer conhecer cada um deles? Então vamos lá!

#1. Para estar conectado as pessoas

Como afirma o professor Thiago Costa, o mundo é móvel. Portanto, se mais da metade das pessoas no Brasil têm acesso à Internet, isso se dá, necessariamente pelo celular, certo?

Portanto, o professor revela que 94,6% de quem está conectado navega pelo telefone. Daí a importância de pensar em uma estratégia de marketing digital para restaurante que possa ser voltada para o smartphone.

Isso muda a maneira pela qual o cliente se relaciona com os estabelecimentos. A um simples toque, ele pode tirar fotos, elogiar (e criticar na mesma medida), chamar os amigos para uma experiência boa. Essa conectividade móvel obriga os restaurantes a redobrarem suas iniciativas em atendimento e também em estética. Tudo que é visto e falado será compartilhado em tempo real para o bem ou para o mal”, afirma.

#2. Para atingir um potencial cliente

De acordo com Costa, o mundo também é social. O Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook. São aproximadamente 139 milhões de perfis. No entanto, segundo o professor, é estanho ter apenas 116 milhões de pessoas conectadas.

Porém, quando você soma os perfis, acaba juntando as contas das empresas, e isso significa que não só o seu cliente está lá, mas também seu concorrente. Portanto, na opinião de Costa, não é mais interessante deixar cliente e concorrente sozinhos. É importante estar presente em todos os lugares.

#3. Para diminuir custos com propaganda

O marketing digital para restaurante é mais barato que qualquer propaganda. De acordo com Costa, em relação ao Facebook, é possível investir em anúncios diários no valor de R$1,00.

Segundo o professor, nenhuma ferramenta de marketing tem um custo tão acessível. Além disso, o Facebook permite segmentar e atingir exatamente o público-alvo do restaurante.

O professor afirma que no caso de um restaurante que tem uma área para crianças, o empreendedor pode anunciar para os pais e mães que tenham interesses voltados aos seus filhos.

Já se o estabelecimento é mais sofisticado, o importante é investir em uma segmentação por renda. Entretanto, essa segmentação não é cara, pois as possibilidades são infinitas e todas com o custo bem acessível.

#4. Para conquistar o cliente pela imagem

A imagem tem poder. E quem é da área de gastronomia trabalha com o desejo. Por isso, Costa enfatiza que não tem nada que incite mais o consumidor do que imagens cheias de vida. Conforme orienta o professor, uma foto bem feita de uma sobremesa pode fazer dobrar os pedidos pela guloseima.

Ou, uma postagem de um quitute na hora certa, feita no Instagram, por exemplo, tem a capacidade de fazer o telefone tocar mais para o delivery, por que as imagens são poderosas. Por isso, é importante que o empreendedor não tenha receio de investir nessas imagens e invista em marketing digital para restaurante.

#5. Para existir no Google invista em marketing digital para restaurante

Na opinião de Costa, nosso cérebro está condicionado. Então, segundo o professor, se o restaurante não está no Google, o empreendimento não existe! Portanto, o especialista em marketing diz que toda empresa precisa, necessariamente, aparecer na ferramenta de buscas.

E não é só pagando (fazendo anúncios) que o restaurante aparece. O melhor jeito, conforme orienta o professor, é com o Google Meu Negócio, que coloca literalmente a empresa no mapa.

A ferramenta é gratuita e informa aos clientes, além da localização, os horários de funcionamento, telefone e site do estabelecimento. Tudo isso pode ser acessado pelo site.

#6. Para ser indicado pelos influenciadores digitais

Há algum tempo, os jornalistas eram formadores de opinião. Era a crítica desses profissionais que deixava a “casa” cheia ou provocava problemas sérios em qualquer restaurante. Hoje, os jornalistas não estão mais sozinhos na função de indicar bons lugares ao público.

Muita gente tem perfis de sucesso no Instagram ou YouTube, e fala sobre gastronomia. O trabalho está em encontrar quem são os influenciadores digitais que conversam com seu público. Uma vez feita essa triagem, o caminho é convidar para conhecer seu empreendimento, pensar em parcerias e em conteúdos que possam ser gerados a partir do seu estabelecimento, e que cheguem, por meio de uma pessoa interessante, a quem você quer frequentando seu restaurante”, orienta.

mkt-digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *