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varejo de vinhos

Como incentivar o consumo no varejo de vinhos

Veja como incentivar o aumento do consumo no varejo de vinhos com essas dicas!

O mercado de vinhos no Brasil apresentou um crescimento de 3% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2026, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).Essa porcentagem refere-se a cerca de 4 milhões de litros a mais, considerando tantos os produtos estocados quanto aqueles que estão nas prateleiras do varejo de vinhos.Mesmo com o bom resultado, muitas lojas ainda estão com um estoque cheio e dificuldade em dar vazão aos rótulos. Isso significa que o varejo de vinhos não é sinônimo de apenas exibir a bebida em prateleiras.Aumentar o faturamento e dar mais giro ao estoque necessita conhecimento, apresentação de variedades e técnicas de visual merchandising.

Varejo de vinhos: divulgação que faz a diferença

Quando falamos do varejo de vinhos, a divulgação no ponto de venda faz toda a diferença. Por isso, é preciso investir em prateleiras e comunicação adequada na loja.Os rótulos devem estar dispostos de forma a facilitar com que o consumidor encontre o que está procurando. Ou seja, você pode agrupá-los por região de produção, tipos de uva ou ocasiões.Também é importante que o cliente consiga tocar e pegar as garrafas. O brasileiro valoriza muito o toque e "sentir" a garrafa pode ser determinante para que os índices de compras por impulso aumentem.Já quando falamos de materiais de comunicação, pense em peças que sejam atrativas e despertem o interesse por novidades e promoções. Existem diferentes formatos para valorizar o ponto de venda que ajudam a alcançar esse objetivo, aproveite deles!

Profissionais que vão além do básico

Quando a loja conta com um sommellier ou vendedor especializado, é importante ter em mente que esse profissional deve ir além do básico de conhecer a fundo sobre vinhos."É preciso treinar o profissional para falar do produto, safras e harmonizações, mas ele também precisa compreender o motivo pelo qual o cliente está procurando pelo vinho", recomenda Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).Em outras palavras, o sommellier precisa ter uma abordagem mais investigativa para entender a necessidade do cliente e, assim, ofertar produtos mais adequados. "Faça perguntas, entenda quando a bebida é consumida e de qual tipo de vinho o cliente gosta", acrescenta Carlos.O grande diferencial aqui é entender o perfil do cliente e pensar como ele. Dessa forma, será muito mais fácil de acertar na indicação e, assim, aumentar a compra da bebida.

Senso de novidade a todo momento

Aquela sensação de que a loja sempre traz novidades e realiza promoções constantemente também é essencial para aumentar o giro no varejo de vinhos.O consumidor gosta de sentir que sempre haverá uma surpresa e, por isso, deve retornar à loja. Apostar em trazer sempre novos rótulos e criar ofertas relacionadas a datas comemorativas, por exemplo, são apenas algumas das formas que colaboram bastante para aumentar as vendas.Além das datas básicas, como Natal e Dia dos Namorados, crie kits e cestas para o final de semana ou feriados com produtos que podem ser consumidos junto com o vinho. Esse tipo de estratégia é excelente para incentivar a compra por impulso e levar o consumidor a experimentar novos rótulos.Tenha em mente que o varejo de vinhos deve ser dinâmico como qualquer outro tipo de varejo. Por isso, é fundamental investir em divulgação, qualificação de funcionários e ações especiais ou promocionais.Por melhor que seja, o vinho não vai se vender sozinho. Não fique esperando para que as coisas aconteçam. Faça com que a sua loja crie condições e oportunidades para incentivar a compra do vinho!


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