Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

visual merchandising

Visual Merchandising: como aumentar a venda de vinhos

Conceito importante para as adegas, o Visual Merchandising reúne uma série de técnicas que visa melhorar o ponto de venda, com o objetivo de atrair clientes e incentivar vendas. Uma adega que mexa com os sentidos das pessoas, apresente os vinhos de maneira atrativa e seja agradável de visitar, pode ser a grande responsável por um faturamento de qualidade.De acordo com uma pesquisa realizada no Brasil, 85% dos consumidores tomam a decisão de compra no ponto de venda. Por isso que a decoração também é uma característica fundamental para criar uma experiência única de compras.A melhora do visual da adega pode ser feita com mudanças simples, mas que fazem toda a diferença na hora de impactar o cliente. Com isso, você estará incentivando o consumo de vinhos e, consequentemente, aumentando o seu faturamento.Confira agora alguns itens que podem ser melhorados para que sua adega fique com um visual único e atrativo para todos os clientes.

Invista numa boa iluminação

Mais que um ambiente agradável, a iluminação é ponto chave para a conservação dos rótulos. Uma adega precisa estar protegida dos raios UV e mantenha uma temperatura constante de 15° C.A recomendação da arquiteta Juliana Silva é que a iluminação seja voltada ao momento da escolha dos rótulos e organização dos mesmos. "Trabalhando uma luz indireta no local, com lâmpadas de LED com temperatura de cor em torno de 3.000k, seria o ideal. As mesmas ainda devem estar direcionadas para o acesso de quem está escolhendo os rótulos a fim de facilitar a visualização, sem que esteja diretamente voltada às garrafas", diz.A profissional ainda dá uma excelente ideia para criar uma iluminação que favoreça o ambiente interno das adegas: "trabalhar com vidros espelhados, com uma das faces escuras, que bloqueiem a entrada de luz, porém que seja permitido a visualização pelo lado externo".

Organização dos vinhos

A adega precisa seguir uma lógica de apresentação, não só para facilitar a busca de um rótulo específico como para tornar a experiência de compra mais agradável. A dica para fazer essa organização é pensar na carta de vinhos.Outra dica importante é projetar as prateleiras para que as garrafas fiquem na horizontal, pois assim, a rolha estará em constante contato com o vinho para mantê-la úmida e intacta, contribuindo para a conservação e evitando a entrada de oxigênio, o qual também causa oxidação.

Atenção à limpeza

A decoração de uma adega deve permitir uma limpeza e manutenção de forma prática e simples, para que os vinhos não precisem ser removidos com frequência. "Existem hoje possibilidades no mercado que permitem a autolimpeza dos ambientes através de dutos de sucção automatizados embutidos nas paredes", completa a profissional.

Equipe qualificada

Mais que um visual merchandising de qualidade, sua equipe também deve estar aberta a esta nova mudança. É fundamental que todos estejam uniformizados e à disposição para atender e sanar as dúvidas dos clientes.Oriente os seus vendedores a serem cordiais e treine-os constantemente para que eles conheçam os vinhos e saibam recomendá-los de acordo com a ocasião ou os gostos dos clientes. Desta forma, sua adega terá muito mais chances de aumentar as vendas e seguir em rumo ao sucesso.

raio-x-vinho

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar