Especialistas

Brasileiro quer mais produtos veganos

O mercado de produtos alimentícios saudáveis em nosso país cresce de forma considerável. Enquanto a média mundial é de 8%, no Brasil esse crescimento é de 20% ao ano. Fazendo com que o país seja o 5º maior do mundo.

Para melhor entender esse crescimento, o The Good Food Institute, em parceria com a Snapcart, realizou uma pesquisa visando entender melhor os hábitos de consumo dos brasileiros em relação aos alimentos de origem vegetal.  Da amostragem de 9 mil pessoas entrevistadas em todo o país, que consomem ou não produtos de origem animal, os resultados mostram claramente uma tendência na redução do consumo de carnes, ovos, leites e derivados.

Segundo a pesquisa, o número de pessoas que se consideram veganas ou vegetarianas já pode ser comparado com  o número em países onde esse mercado é mais desenvolvido. A pesquisa também revelou que 29% dos entrevistados tem interesse pelo assunto e também colocaram em prática esse tipo de dieta.

Questionado esse grupo sobre o local de compras, a maioria recorre ao supermercado. Apenas 10% compram em lojas especializadas, físicas ou virtuais. Isso mostra que o fator praticidade é primordial no ato da compra. E esta demanda  também é vista no mercado de “alimentação fora do lar”.

Ainda com base na pesquisa, foi questionado ao grupo que consome proteína animal quais seriam os maiores atrativos para optar pelo consumo de produtos de origem vegetal. A maioria dos entrevistados se preocupa com características como o sabor, e também com a variedade e a disponibilidade desses produtos no mercado.

Sendo assim, podemos concluir que esse consumidores sabem o que querem no momento da compra, porém o mercado brasileiro não supri a necessidade desses produtos de origem vegetal. O foco para esse mercado deve ser em produtos de qualidade, com preço justo e fácil acesso.

*Juliana Aguiar é jornalista do Programa Opção Vegana da Sociedade Vegetariana Brasileira e colunista da Fispal Food Digital.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *