Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

cafeteria

Cafeteria: dicas para aumentar as vendas em dias mais frios

Um café quentinho passado na hora e um pão tostado com manteiga derretendo. No inverno, qualquer cafeteria enfrenta grandes oportunidades e desafios, afinal, esta é a época do ano com maior demanda para os produtos e, consequentemente, alta concorrência.

O grande foco do setor deve ser em trazer mais inovação aos cardápios e produtos. Por isso, muitas cafeterias aproveitam aos dias mais frios para apresentar produtos e serviços diferenciados e mais completos.

Será que você realmente está tirando proveito de todo o potencial do inverno em sua cafeteria? Siga com a leitura e veja como vender mais nos próximos meses!

1. Muito além do pão...

O pão é um item indispensável na mesa do brasileiro. Por isso, muitas cafeterias o usam como chamariz para que o cliente entre no estabelecimento e conheça o cardápio.

No entanto, é importante entender que um pão gostoso não é suficiente para fidelizar o consumidor. Por isso, é preciso focar em oferecer um bom mix de produtos e serviços. 

Tenha em mente que o consumidor está mais exigente. Por isso, deseja comodidade e qualidade nos diferentes momentos de sua rotina. Não é à toa que as cafeterias estão se tornando centros de convivência, networking e, inclusive, gastronomia.

Muito mais do que beber um café e comer pão, o cliente espera encontrar opções variadas de lanches e refeições. Assim, o grande segredo é oferecer um menu que permitam que o cliente visite a cafeteria a qualquer momento do dia.

2. ...e muito além do café

"O  café tradicional é um clássico nas mesas das cafeterias por sua praticidade e sua fácil adaptação ao gosto. Mas podemos ir além do café tradicional implementando outros tipos de café. Com um pouco de inspiração e uma dose de atrevimento, é possível incrementar a receita e levar um sabor diferente para a cafeteria", diz Luan Santos, especialista em Food Service e Marketing do Sischef.

De acordo com Santos, é possível escolher ingredientes únicos para servir cafés de uma forma diferente."Um café expresso com anis estrelado, por exemplo, agrada aqueles paladares mais apurados. Já um cliente com uma inclinação para doces pode curtir uma receita como a de café com creme de paçoca ou com doce de leite".

Para o especialista, o café conta com inúmeras possibilidades de combinações, o que permite que a bebida se adapte ao gosto de cada cliente.

"Lembrando que o café tem um sabor marcante e peculiar, então, é necessário ter cautela quanto às suas misturas", complementa.

3. Foco em qualidade, não quantidade

Quando falamos em inovação no cardápio e em pensar nos diferentes momentos do dia do cliente, a primeira coisa que vem à mente é um cardápio extenso.

No entanto, é preciso tomar um pouco de cuidado com a medida entre quantidade e qualidade no inverno. "É necessário oferecer um cardápio variado e diferente, mas isso não significa ter uma carta com muitos itens. O cardápio é um importante fator de fidelização dos clientes que, se for bem trabalhado com inovação por meio de cafés bem fundamentados, podem fazer que a cafeteria atinja altos patamares", recomenda Santos.

Dessa forma, o grande foco deve ser em inovar, mas sem perder a qualidade. Caso contrário, os clientes dificilmente voltarão ao estabelecimento. Pense em itens que combinam com a estação, como bebidas quentes e sopas. Assim, você traz o melhor do inverno para a sua cafeteria!

4. Atendimento que faz a diferença na cafeteria

Além do bom cardápio, é fundamental manter padrões altos de qualidade no atendimento da cafeteria. Afinal, é este ponto que garante uma ótima experiência aos clientes e faz com que eles voltem por mais vezes.

Para tanto, treine a sua equipe e tenha a certeza de que todos conhecem o cardápio de inverno a fundo.

Para uma época em que os estabelecimentos ficam mais cheios, ainda pode valer a pena estudar a possibilidade de ampliar a equipe para manter os padrões de atendimento.

5. Novas necessidades de consumo

Por fim, vale chamar a atenção para a maior demanda por produtos saudáveis, orgânicos e lights. Com os clientes mais atentos à novas opções alimentares, oferecê-las no cardápio faz toda a diferença.

Preste atenção aos produtos diferenciados ou para pessoas com restrições alimentares, como intolerância à glúten ou lactose. Pode ser que a saída deles não seja tão alta mas, com certeza, eles farão a diferença para que novos clientes conheçam o estabelecimento.

E você, quais outras estratégias usa durante o inverno para atrair mais pessoas à sua cafeteria?

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar