Sorvetes

Como armazenar os produtos de uma sorveteria

É preciso garantir que o consumidor tenha um produto de qualidade em sua mesa. Por isso, o empreendedor precisa ter cuidados com a armazenagem dos sorvetes, principalmente os novos produtos. A dica é que esses cuidados devem ser os mesmos que os empreendedores devem ter com os sorvetes tradicionais.

Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Henriques.

O empreendedor também deve seguir as seguintes dicas:

  1. Manter o sorvete afastado de outros alimentos

Não deixe o sorvete próximo a peixes, frutas, enlatados e carnes, pois esses alimentos podem provocar odor na sobremesa.

  1. Separar bebidas e outros produtos do sorvete

No freezer que tiver o sorvete, nunca coloque garrafas de bebidas e outro produto à temperatura ambiente, pois esse produto vai absorver o frio do sorvete. Dessa forma, o freezer não irá trabalhar o suficiente para gelar todo o produto e isso contribuirá para que sua sobremesa derreta.

Além disso, as garrafas não são higiênicas e trazem focos de poeira, mofo e sujeira que você muitas vezes não vê, mas acarretam sérios riscos de contaminação para o produto, pois a garrafa faz um grande percurso até chegar a sua empresa.

  1. Fazer a limpeza do freezer

Nunca se esqueça de fazer a manutenção e a limpeza do freezer. Por isso, retire os baldes que estiverem lá dentro, limpe tudo e coloque novamente. Tomar cuidado com a higiene é essencial para garantir que seu produto chegue com qualidade na mesa do consumidor.

  1. Manusear o sorvete com delicadeza

Jamais aperte o sorvete com a espátula, pois isso poderá prejudicar em sua cremosidade. Manuseie com o instrumento próprio, que é a colher de tirar a sobremesa. Para que você consiga mexer na sobremesa, molhe um pouco a colher no balde próprio e passe no sorvete.

  1. Raspar o sorvete para servi-lo

Muitas pessoas servem o sorvete fazendo “buracos” no recipiente. Não faça isso. O correto é raspá-lo de maneira uniforme. Assim, a parte superior da sobremesa sempre terá uma aparência impecável e correta.

Quando se faz buraco nos baldes, no fundo do recipiente fica um melaço decorrente da decantação do açúcar e nas paredes da parte superior do mesmo, o sorvete fica seco e quebradiço, decorrente da falta de umidade. Isso é ruim para o seu produto, pois altera a textura e o sabor.

  1. Tomar cuidados com os sorvetes mais moles

Os sorvetes crocantes e de ameixa, ou seja, os que apresentam ser mais moles que os outros, devem ser mantidos na posição de contato com 2 ângulos laterais no freezer, pois são nessas 4 extremidades que o freezer produz mais frio.

  1. Manter os freezers raspados

Quando você raspa o gelo nas laterais do freezer, você evita que esse gelo prejudique o funcionamento do equipamento, pois como se sabe, o frio dos freezers chega através de gás emanado pelas placas ou serpentinas e o gelo constitui em bloqueio para os mesmos.

Diversificação de cardápio é solução para aumento de vendas

De acordo com Henriques, incorporar elementos que tornem o produto diferenciado é uma excelente ideia. “Os sabores que remetem a sobremesas com texturas cremosas e diferenciadas, pedaços crocantes, caldas e frutas, assim como os tradicionais, que trazem alguma memória afetiva e combinações inusitadas que provocam novas experiências sensoriais ao consumidor, estão em alta no mercado”, ressalta.

Segundo o gerente, não há um sabor específico que faça sucesso. “O mais importante hoje é o desejo do consumidor por uma nova experiência, que tem mais chance de ser alcançada utilizando produtos diferenciados, de alto valor agregado e que podem inclusive despertar a memória afetiva vinda de períodos únicos, como a infância. Por isso, vale o investimento em combinações de sabores e inclusões de mesclas, sem esquecer das famosas coberturas, dos pedaços de frutas e de chocolates, entre outros”, completa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *