Gestão

Como aumentar o engajamento de equipe

Você que é empreendedor já sabe que contratar funcionários para sua padaria ou restaurante não é uma tarefa fácil, não é verdade? É necessário divulgar as vagas, analisar os currículos, fazer entrevistas e até pedir recomendações. Além disso, promover o engajamento de equipe faz com que seu empreendimento se diferencie dos outros e ofereça melhor atendimento aos clientes.

No entanto, você sabe como aumentar o engajamento de equipe em seu restaurante ou padaria? Neste post, você vai aprender porque é tão importante reter funcionários.

Por que é importante trabalhar o engajamento de equipe?

Quando se trabalha o engajamento de equipe, você garante funcionários treinados e entrosados com o propósito da casa. Além disso, evita gastos desnecessários com a rescisão de contrato, contratação de novos colaboradores e outros treinamentos.

Em boa parte das empresas, o engajamento de equipe é um tema recorrente. No segmento da alimentação fora do lar, por exemplo, onde o mercado é competitivo, manter uma equipe engajada e produtiva é o segredo para que seu negócio seja um verdadeiro sucesso.

De acordo com o CEO da GesSaúde e consultor, Roberto Gordilho, o engajamento é tudo. Segundo o especialista, as empresas precisam cada vez mais de pessoas que acreditam no que fazem e se sintam parte do grupo, que se identifiquem com o local de trabalho.

“Todas as organizações têm e terão problemas. No entanto, como as pessoas reagem e trabalham para resolvê-los está diretamente ligado ao nível de engajamento de equipe, pois um dos principais propósitos de engajar é unir. Essa também é a causa que motiva cada um a construir um mundo melhor”, diz.

Para Roberto, o mundo passa por uma transformação muito rápida e, por isso, o empreendedor não tem tempo de pensar em médio ou ao longo prazo. Segundo ele, as novas gerações já descobriram que apenas ganhar dinheiro não se resolve.

Esse foi o paradigma da geração X e dos Baby Boomers, e a consequência de tudo isso é um mundo mais rico, desigual e insustentável.

“Não dá para pensar em uma organização onde os colaboradores não se sintam engajados e parte do resultado. O propósito do estabelecimento é o elemento que liga todos da organização. Como diria Harari, esse mesmo propósito é intersubjetivo e possibilita ao ser humano colaborar em grande escala. E na empresa, isso não é diferente”, enfatiza Roberto.

De acordo com ele, atualmente, a geração Y chegou aos cargos de liderança. Ela tem um papel mais importante, pois é uma geração movida ao propósito. Como afirma Roberto, para essa geração não basta ganhar dinheiro ou ser reconhecido, é necessário trabalhar em uma causa e em algo que se acredita.

Por que garantir o engajamento de equipe?

Quando você trabalha o engajamento de equipe, você evita a contratação de novos funcionários. Esses custos com os colaboradores novatos são consideráveis, principalmente para o setor de alimentação. Só para se ter ideia, a contratação de novos funcionários envolve uma série de gastos como:

Custos de contratação

  • Divulgação de vagas;
  • Tempo aplicado na realização de entrevistas e exames médicos;
  • Custos de adaptação
  • Treinamentos dos novos funcionários.

Custos emocionais

  • Readaptação da equipe com o novo funcionário;
  • Acréscimo de trabalho para os colaboradores;
  • Paciência com os funcionários mais antigos, pois muitas vezes eles não conseguem se adaptar com o novo colega de trabalho.

Como aumentar o engajamento dos colaboradores?

De acordo com Gordilho, para aumentar o engajamento de equipe é necessário:

  • Ter um propósito claro;
  • Buscar pessoas que se identifiquem com seu propósito;
  • Contratar e promover com transparência e por mérito;
  • Dar feedback constante;
  • Promover o trabalho em equipe;
  • Recompensar os  desempenhos.

Você que é empreendedor também pode:

Garantir que os novos empregados se sintam em casa

Para muitos, começar em um novo emprego não é uma tarefa fácil. Então, auxilie na integração dos novos trabalhadores e promova uma reunião com os mais experientes e os novos colegas de trabalho.

Essa pode ser uma boa maneira de fazer com que os novatos se sintam em casa.

Oferecer benefícios

Todo funcionário gosta de receber benefícios. Então, ofereça-os! Dependendo do perfil do seu restaurante vale a pena pensar em um curso de inglês, por exemplo. Essa pode ser uma maneira do colaborador ver que o estabelecimento aposta em seu talento e tentar se profissionalizar ainda mais no atendimento e na gestão de restaurantes.

Outros benefícios como cursos de culinária, de atendimento ou descontos em farmácias ou outros segmentos também servem de estímulo para que o profissional tenha vontade de permanecer na empresa.

Ouvir os funcionários

Ouvir o que seus funcionários têm a dizer sobre a equipe de trabalho, o estabelecimento ou até mesmo sobre como ele se sente em sua empresa é a melhor maneira de saber se ele está satisfeito ou não com seu papel na empresa.

Mas, fique atento! Ouvir sobre a equipe não é prestar atenção em ”fofocas”, mas saber o que falta para os colaboradores se engajarem melhor no trabalho. Veja se é necessário cursos de capacitação ou até mesmo equipamentos para melhorar a produtividade.

Agora que você aprendeu como trabalhar o engajamento de equipe será mais fácil fazer com que as pessoas se sintam bem no local de trabalho, não é mesmo? Preste atenção em seus colaboradores e tenha uma equipe unida e produtiva!

E você, o que faz para promover o engajamento de equipe? Conte para gente nos comentários!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *