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Bebidas

Como estratégias digitais contribuem com a venda de vinhos

Desenvolver uma estratégia digital faz toda a diferença para aumentar a visibilidade e as vendas de vinhos. Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e as mídias digitais são excelentes aliadas para conseguir um posicionamento relevante na internet e atrair e fidelizar clientes.Mas será que você está fazendo a sua estratégia digital da forma correta? Continue com a leitura e descubra como dar o próximo passo em direção ao sucesso!

A importância da estratégia digital para a venda de vinhos

De acordo com Rita Monteiro, da Wine&Shine, os meios digitais são excelentes para conectar o varejo e os restaurantes aos seus clientes e amantes de vinhos em geral.”Como são bastante dirigidos, eles permitem criar um diálogo/partilha do dia a dia da empresa. Além disso, essas mídias possibilitam comunicar por idade (o público que consome vinhos é maior de idade), por região, cidade ou país, possibilitando excelentes resultados para orçamentos reduzidos”, completa a especialista.Além disso, os meios digitais podem se tornar um canal de vendas de vinhos muito eficaz e de custo reduzido. Com a criação de um e-commerce é possível expandir a atuação e vender as garrafas para clientes que não se encontram fisicamente próximos ao estabelecimento.Uma estratégia digital bem amarrada ainda permite impactar nichos específicos de clientes, o que faz toda a diferença quando falamos desse mercado. Dessa forma, é possível não apenas aumentar o volume de vendas, como também, a lucratividade.

Não deixe de começar pelo básico

Uma boa presença digital deve ser eficaz desde as atividades básicas. Isso significa que é preciso avaliar se o site do negócio está atrativo e moderno, como é a visibilidade da marca no Google e, claro, a relevância conquistada em redes sociais e demais ferramentas.”O básico é configurar a presença digital da empresa com um bom SEO (otimização de site), no Google Maps, Trip Advisor, etc. E, depois nas redes sociais como Facebook e Instagram. Cada canal tem a sua função, isso deve ser bem pensado”, recomenda Rita.Tenha em mente que esses pontos, principalmente o site, atuam como “cartões de visita” da sua empresa na internet. Por isso, se eles não forem bem trabalhados, as chances de você causar uma primeira impressão ruim logo de cara são grandes.

Foque no seu público-alvo

É muito comum que as empresas queiram se comunicar com o maior número de pessoas possível, especialmente quando falamos de estratégias digitais.Saiba que, apesar das grandes oportunidades que esses canais abrem, tentar vender para todos é um dos grandes erros que você pode cometer.Imagine quem é o cliente ideal do seu negócio. Além de dados demográficos, como sexo, classe social e idade, desenhe também os anseios e os problemas pelos quais essas pessoas passam ao comprar ou consumir vinhos.Esse perfil mais específico fará toda a diferença para que as ações sejam mais efetivas e impactem as pessoas certas!

Cuidado com os modismos

Quando o assunto é marketing digital, novas ferramentas, mídias sociais e aplicativos surgem todos os dias. Esse dinamismo é excelente para abrir novas oportunidades, no entanto, ele pode ser bastante perigoso se não for aproveitado com cautela.Tenha em mente que é mais vantajoso estar em apenas um canal, mas com qualidade e frequência, do que tentar marcar presença em todos só para aparecer mais que os concorrentes.”Relevância” é a palavra-chave para obter o sucesso com uma estratégia digital. “Ser interessante e persistente também ajuda”, recomenda Rita. Por isso, foque sempre na qualidade ao invés da quantidade!

Jamais ignore os números

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele permite acompanhar os resultados de todas as campanhas e ações em tempo real. Com isso, você consegue entender exatamente o quanto cada estratégia está trazendo de retorno para a empresa.Use essas informações ao seu favor para aumentar cada vez mais a relevância e entregar conteúdo e informações de qualidade aos clientes. Lembre-se que nem sempre ter mais seguidores é um indicativo de sucesso, afinal, o grande objetivo é vender mais, certo?

E você, acha que a estratégia digital para vender vinhos da sua empresa está indo bem? Compartilhe com a gente nos comentários as suas dicas e vamos trocar informações!

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