Gestão

Como fazer a harmonização da cerveja com os pratos do seu restaurante

A cerveja anda conquistando cada vez mais espaço nos restaurantes. De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), o país já é o terceiro maior produtor da bebida no mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos.

As cervejas artesanais ganharam força nos últimos anos e estão em alta, principalmente nos estabelecimentos de alimentação fora do lar que perceberam a oportunidade de incrementar seu cardápio ao harmonizar seus pratos com a bebida.

Mas para que você consiga lucrar com esta estratégia, é preciso ter uma carta de cervejas diversificada e saber como cada tipo harmoniza com o prato a ser servido. Confira agora como fazer a harmonização da cerveja, de acordo com estes sete tipos, sugeridos pelo mestre cervejeiro da cervejaria Ashby, Alexandre Vaz.

1: Weissbier

Com aromas de banana e de cravo, é um estilo típico e principalmente consumido no sul da Alemanha. Na hora de harmonizar escolha massas, croquetes e pratos mexicanos. Também combina com saladas”.

2: Strong Ale

De sabor forte e adocicado, sua cor clara engana, pois são bebidas fortes, muito frutadas, com bastante lúpulo (amargas) e de alto teor alcoólico. Camarão, cuscuz e até polvo podem ser servidos com essa cerveja”.

3: Lager

Essas cervejas de baixa fermentação são as cervejas mais vendidas no mundo, e costumam ter um teor alcoólico menor e serem mais leves. “O sabor e o aroma costumam lembrar malte e lúpulo. Na hora de harmonizar, pratos mais leves como frutos do mar, sopas, caldos e legumes”.

4: Pilsen

Uma verdadeira Pilsen é produzida apenas com quatro ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada. Por conta de sua alta drinkability, é possível beber uma grande quantidade dela. Por ser uma cerveja leve, queijos leves, nozes, petiscos e até pastel combinam com ela”.

5: Ale

Conhecidas como as cervejas de alta fermentação, por conta de seu processo de produção, são cervejas com aromas de frutas e especiarias. Na hora de escolher a refeição para consumir junto com a Ale, hambúrguer, nachos e carne assada são as opções mais indicadas”.

6: India Pale Ale

Carregada no álcool e no amargor, sua característica mais marcante é a forte presença do lúpulo em sua composição. Por ser uma cerveja forte, comidas gordurosas como empanadas e pizzas são ideias para serem consumidas com esse estilo”.

7: Stout

Famosas cervejas pretas de origem inglesa costumam ser doces com notas de café, aveia e chocolate. Vai bem com sorvete até presunto cru”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *