Bebidas

Como incentivar o consumo de prosecco no seu restaurante

Até pouco tempo, prosecco era apenas o nome de um tipo de uva branca proveniente da Itália. No entanto, a nomenclatura se tornou sinônimo de todo vinho efervescente e produzido na região de Vêneto, na Itália.

Todo mundo que já foi a um casamento, a uma formatura ou a alguma celebração já brindou com uma taça de prosecco.

Já consolidado como sinônimo de momentos alegres e que merecem ser comemorados, o vinho também está ganhando espaço no coração dos consumidores.

De acordo com o relatório da Vinexpo e IWSR, aé 2020, o consumo aumentará em 13,6%, chegando a 34,4 milhões de caixas.

Mas da onde vem tanto sucesso? Continue com a leitura e descubra!

Seria o prosecco o favorito do brasileiro?

O prosecco une muitas características que chamam a atenção do brasileiro, especialmente por ainda termos uma cultura bastante forte de que o vinho é uma bebida que exige conhecimento e momentos específicos para ser apreciada.

Ele tem um preço menor e está associado a uma bebida mais descontraída do que o champagne, por exemplo. “O prosecco é um espumante leve, versátil e fácil de beber,” acrescenta Nicole Batista, sommelière da Wine.com.br.

A especialista ainda atenta para o fato de que o estilo desse vinho combina muito com o clima do Brasil e também “com a nossa gastronomia que mescla diferentes aromas, texturas e sabores”.

Por isso, apesar de estar mais presente em momentos de celebração, a versatilidade permite com que o seu consumo seja estendido para momentos variados. Sejam encontros casuais com os amigos e a família ou uma tarde na praia, a “informalidade” do prosecco faz com que ele ganhe cada vez mais espeço no coração dos brasileiros.

Além disso, o vinho vai muito bem em eventos íntimos ou grandiosos, o que o torna uma bebida que consegue circular entre diferentes ocasiões e, até mesmo, perfis de consumidores.

Como incentivar ainda mais o consumo da bebida?

O prosecco virou sinônimo de alegria e, se tem um assunto que o brasileiro entende, é esse.

Incentivar e divulgar a versatilidade desse espumante é o caminho certo para mostrar que ele pode sim ser harmonizado com diferentes pratos e estar presente em diversos momentos.

O Prosecco Brut ou o Extra Dry (classificado na Legislação Brasileira como Brut ou Seco) é um espumante muito fácil de harmonizar, pois combina com praticamente tudo – os doces, as sobremesas e os receitas mais pesadas são as grandes exceções“, ressalta Nicole.

Esse vinho harmoniza muito bem com os mais diversos tipos de saladas, entradas e petiscos. Sejam eles mais leves até aqueles que contém algum tipo de fritura, além da culinária japonesa, receitas vegetarianas, peixes e frutos do mar, carnes brancas e vermelhas.

O Prosecco é uma excelente opção para servir como entrada acompanhando algum prato, petiscos ou até mesmo sozinho“, recomenda Nicole.

Além disso, é sempre bom indicar o vinho no cardápio para aqueles clientes que estejam comemorando alguma ocasião especial, assim como dar maior destaque à bebida em datas movimentadas, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.

E você, aceita uma taça de prosecco?

Conte para gente o que acha desta bebida pelos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *