• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

A Fispal, Gestão

Como montar um brew pub e aumentar seu faturamento

O brew pub tem o processo de produção de cerveja no próprio bar. Isso significa que o seu cliente terá um chopp fresco direto da fonte, ou seja, com a qualidade que o consumidor merece.

Segundo o advogado André Lopes – que auxilia juridicamente cervejarias artesanais, brew pub é um termo inglês que designa o estabelecimento que produz cerveja destinada para o consumo, no mesmo local da produção, geralmente em conjunto com a estrutura de um restaurante para a venda de alimentos.

“O brew pub nada mais é que uma cervejaria que vende cerveja apenas no local onde o líquido é produzido. A grande vantagem desse modelo de negócio é que o consumidor tem a oportunidade de provar a cerveja “zero quilômetro”, ou seja, sem ter sofrido o desgaste inerente ao transporte do produto até as prateleiras”, explica.

Como montar um brew pub

De acordo com Lopes, para abrir um brew pub são necessários todos os equipamentos de uma microcervejaria (cozinha cervejeira, tanques fermentadores, etc.), além da estrutura de bar e eventualmente cozinha, caso o estabelecimento sirva alimentos.

“Para que o brew pub seja lucrativo, é necessário que a operação seja enxuta. Toda a operação deve ser profissional em todos os aspectos do negócio, como produção, bar, contabilidade, parte jurídica, etc.”, ressalta.



Conforme Lopes orienta, para ter um empreendimento de acordo com a lei e que seja lucrativo, você deve atender todas as legislações pertinentes, tanto as municipais como as do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que pode levar um certo tempo e antes da obtenção desse registro não é possível produzir ou comercializar cerveja.

O advogado também lembra que a empresa deve pensar na possibilidade de vários lançamentos de diferentes cervejas e isso precisa ser feito com frequência. Isso é um grande atrativo e um diferencial para as cervejarias que não possuem esse mesmo dinamismo porque elas conseguem lançar a mesma variedade de produtos em tão pouco tempo.

Como fazer as vendas e precificar os produtos?

Via de regra, o brew pub pode comercializar a cerveja apenas no local da produção e para a pessoa física. A comercialização ocorre na estrutura do bar local, que deve ser separada da área de produção.

“Considerando que a venda ocorre apenas no formato B2C (pessoa jurídica para pessoa física), transação sobre a qual carga tributária é mais baixa, bem como considerando todos os custos de produção e despesas, deve-se aplicar uma margem de lucro condizente com o mercado para assim precificar o(s) seu(s) produto(s)”, explica Lopes.

Fispal Food Service terá atração voltada para brew pubs

Nos dias 11 a 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a feira trará um programa de consultoria – em parceria com a Escola Superior Cerveja e Malte.

A atração tem como objetivo ajudar gratuitamente os estabelecimentos de alimentação fora do lar a implantarem e/ou transformarem seus negócios em brew pubs.

Para se beneficiar com a consultoria, é preciso fazer uma inscrição prévia e garantir a sua vaga.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *