Gestão, Marketing

Como montar um delivery de qualidade

Facilidade e comodidade. Essas duas palavras definem muito bem o que é um delivery, não é mesmo? Pedir comida em casa ou no trabalho é a preferência de muitas pessoas. Só para você ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Sebrae reforçou a preferência dos consumidores por locais que oferecem entrega em domicílio.

Se você quer realmente ter um negócio de sucesso, continue com a leitura do nosso post. Nele, vamos mostrar algumas dicas para você montar um delivery agora mesmo.  Confira!

1. Planeje sempre e aprenda como montar um delivery

Segundo o especialista em Marketing e Delivery, CEO da Neemo, Rodrigo Rosalin, além de uma análise do mercado que inclui uma avaliação do público, da abrangência da área de entrega, a seleção de bons fornecedores e a escolha da melhor forma de oferecer o delivery, o empreendedor deve avaliar a estrutura do restaurante para saber como montar um.

“Isso é importante porque a demanda do restaurante vai aumentar, mas é provável que não haja, pelo menos, inicialmente, a ideia de se aumentar o espaço físico para atender aos pedidos em domicílio”, diz o especialista.

2. Tenha uma boa organização interna

Segundo Rosalin, quando você oferece a opção de delivery em restaurante, precisa compreender que há mais trabalho em sua cozinha, pois além de atender os pedidos das pessoas que vão até o local, também deverá cumprir a demanda dos pedidos de entrega.

No entanto, para que não ocorram erros e ambas as modalidades de atendimento sejam satisfatórias, é preciso redesenhar o fluxo de trabalho do salão, ou seja, estabelecer um esquema de prioridades, como uma espécie de linha de produção. Caso seja necessário, também é importante investir na contratação de pessoal.

3. Prepare a entrega com cuidado

Outra dica de como montar um delivery é preparar a entrega garantindo a segurança alimentar e a qualidade do produto. Como você já sabe, o ramo de alimentação exige uma série de cuidados no que se refere à higiene e à manipulação dos produtos.

Por isso, de acordo com Rosalin, é necessário garantir a segurança na condimentação e no transporte dos itens vendidos por delivery.

“As embalagens devem ser de muita qualidade, totalmente descartáveis e de fácil manipulação. Também deve ser escolhida uma opção de recipiente que garanta o transporte sem que ocorram avarias no produto entregue ao cliente. Assegure-se que o restaurante tenha uma espécie de linha de produção para a montagem dos pratos com agilidade, pesquise por embalagens que não vazem ou não amassem no transporte”, orienta o especialista.

4. Proporcione agilidade na entrega

Você também deve pensar no processo logístico da entrega. Essa dica é importante para você que deseja saber como montar um delivery. Lembre-se que o cliente quer receber o seu pedido com o máximo de agilidade possível. Para isso, você deve ter uma equipe interna e contratar uma empresa especializada.

“Para que os pedidos sejam entregues mais rapidamente, a melhor opção é o uso de motos, pois esses veículos são mais ágeis do que os carros, que podem perder muito tempo no trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos”, enfatiza o CEO.

5. Ofereça várias formas de pagamento

Hoje em dia, tentar manter um negócio que aceite somente o dinheiro como pagamento por seus produtos e serviços é algo impensável. Para converter mais vendas é necessário oferecer várias formas de pagamento.

Conforme orienta Rosalin, débito em conta ou cartão de crédito tem o processo facilitado por maquininhas de baixo custo operacional. Também é importante pensar em aceitar o ticket refeição e o pagamento via aplicativo do próprio restaurante ou online.

6. Invista em um aplicativo e site de qualidade

De acordo com Rosalin, receber os pedidos por telefone é algo comum, mas já está ficando para trás. Isso também pode causar problemas na operação delivery, pois, há um alto custo operacional, linhas congestionadas, erros de atendimentos, etc.

Por isso, é importante que você, empreendedor, faça o investimento em um aplicativo de delivery próprio. Ele possibilita que seus consumidores façam os pedidos de forma rápida e prática por meio dos smartphones, redes sociais, chatbots ou pelo próprio website do seu restaurante.

Outra dica de Rosalin de como montar um delivery é participar de um aplicativo tipo marketplace (apps que agrupam vários restaurantes). No entanto, utilize esse tipo de app só para captar novos clientes, pois o custo das comissões pode ficar muito elevado.

Entretanto, você pode ter um aplicativo próprio, personalizado e com sua marca para direcionar seus clientes fiéis a comprar diretamente com você. Assim, não é preciso pagar comissão sobre seus próprios clientes e ainda poderá fidelizá-los.

Agora que você já sabe como montar um delivery, que tal começar um novo negócio agora mesmo? Pense nisso e coloque nossas dicas em prática! 

mkt-digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *