Gestão, Marketing

Como promover seu restaurante com parcerias

Vários fatores influenciam no sucesso de qualquer empreendimento. E um deles são as parcerias entre as marcas. Mas você sabe como promover seu restaurante com parcerias?

Neste post, você vai aprender que, quando cultivadas com cuidado, as parcerias servem de base para um crescimento sustentável e saudável do seu negócio. Também vamos mostrar como promover seu restaurante com parcerias, qual é a importância delas, principalmente com os fornecedores, e quais as dicas que ajudam a promover sua empresa.

Segundo a consultora especializada em projeto de planos de negócios e planejamento estratégico, Cintia Goldenberg,  é preciso buscar parceiros com os quais haja algum tipo de complementaridade e sinergia. O empreendedor tem que contar com parceiros que atuam no mesmo mercado, com públicos-alvo similares e, sobretudo, que tenham objetivos estratégicos alinhados aos seus, além de possuírem competências que seu negócio não tem a complementaridade.

“Toda parceria deve ser iniciada por meio de diálogo, para que se chegue a um acordo mútuo que será a base do contrato de parceria. Parceiros de verdade são do tipo ganha-ganha; do contrário não são parceiros e sim uma exploração unilateral. Isso quer dizer que ambas as partes devem fazer esforços similares para colher resultados que sejam compartilhados de foram equilibrada”, afirma.

Qual é a importância das parcerias?

Ao se firmar uma parceria, o negócio tende a ganhar força perante seus clientes, seja por uma oferta ampliada de produtos e serviços, seja por um ganho de marca, pois uma parceria permite uma maior exposição da marca.

“De um ponto de vista operacional, uma parceria pode contribuir com a otimização de processos e com a economia de recursos. Enfim, uma parceria bem estruturada traz benefícios para a competitividade do negócio”

Portanto, é importante que o empreendedor saiba como promover seu restaurante com parcerias para ter um empreendimento de sucesso.

Faça parcerias com seus fornecedores

Para Cintia, a parceria com os fornecedores é fundamental, pois traz ganhos econômicos e de marca. Econômicos, porque uma vez que exista o parceiro, as negociações tomam outra forma. Trata-se, por exemplo, de uma exposição da marca do fornecedor no ponto de venda, que pode ter como contrapartida uma redução no valor de compra de algum produto desse fornecedor.

A especialista ressalta que a divulgação dessas parcerias nos canais de cada um dos parceiros amplia o alcance da comunicação de cada uma das empresas envolvidas, trazendo um aumento de awareness e agregando valor à marca.

Parcerias que ajudam a promover o negócio

  • Parceria com operadoras de cartões de crédito, bancos em seus programas de pontos e relacionamento: pode trazer novos clientes e contribuir com a fidelização;
  • Parceria com importadoras de vinhos, destilados e cervejarias: de forma geral, esse tipo de parceria conta com interessantes verbas de marketing, que permite a realização de eventos e promoções com seus produtos;
  • Parceria com outros negócios da mesma região para a criação de pool de compras: traz um maior poder de negociação com os fornecedores;
  • Parceria com outros negócios de outros setores da mesma região: tem o objetivo de gerar a circulação de clientes entre os negócios, por exemplo, uma parceria entre um restaurante e uma loja de roupas, onde cada um oferece um cupom de benefício/desconto no outro;
  • Parceria com empresas da região: proporciona benefício aos colaboradores e consequentemente gera um aumento no tráfego de clientes durante a operação almoço.

Você investe em parcerias? Conte sua experiência nos comentários!

atendimento-restaurante

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *