• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

automacao-cozinha

O mercado food service se transforma a cada dia. As máquinas de automação para cozinha profissional facilitam a gestão do restaurante. Desde o pedido que é realizado pelo cliente, o preparo dos alimentos e a gestão do estoque, elas estão ali presentes para ajudar o empreendedor no seu dia a dia.

Como as máquinas de automação para cozinha profissional ajudam nos restaurantes?

De acordo com o consultor Bruno Castro, as máquinas de automação para cozinha profissional tornam os processos mais fáceis e rápidos. Hoje, há vários tipos de fornos nas cozinhas, automação no atendimento, comanda eletrônica, entre outras novidades que atraem empreendedores e conquistam clientes.

“Se você é proprietário de restaurante, não tem como deixar de investir em tecnologia no seu negócio, pois a cozinha industrial moderna está cheia de novidades. São vários aparelhos elétricos que chegaram para agilizar os processos de cozimento e até mesmo na hora de lavar os pratos. E hoje com a vida corrida, fica praticamente impossível de perder tempo na cozinha. Portanto, é importante investir na automação para você ter mais tranquilidade com o seu negócio”, enfatiza.

Quais os equipamentos não podem faltar na cozinha do restaurante?

Forno combinado

É fato que os fornos combinados vêm conquistando espaço e não podem faltar na cozinha de um bom restaurante. Proprietários de restaurantes e Chefs perceberam que o retorno do investimento nesses equipamentos é garantido, pois a tecnologia oferece várias funções que podem ser aplicadas na Casa.

“Com esses fornos é possível preparar pratos assados, cozidos, gratinados, fritos ou sobremesas. E o que é melhor, todos esses alimentos podem ser elaborados e colocados de uma vez só nesses equipamentos, sem que ocorra uma interferência de sabores. Além disso, essa tecnologia oferece múltiplas funções e você precisa de pouca área física para utilizá-la, já que um forno como esse mede cerca de 1m2 e pode substituir fogões, fritadeiras e caldeirões que ocupariam uma área de aproximadamente 4m2”, afirma Castro.

Esse tipo de equipamento é para ser utilizado em cozinhas que utilizam o processo de regeneração de alimentos congelados, prontos e resfriados. Além disso, o equipamento é fundamental para o restaurante, porque possui alta velocidade na operação e não contamina os alimentos.

Lava-louça

Ao contrário do que muita gente pensa, segundo Castro, a lava-louça para a cozinha de restaurante economiza água. O aparelho consome até menos de um litro de água por ciclo. Essa tarefa é praticamente impossível de se realizar manualmente com apenas um litro de água.

Portanto, ter uma lava-louça para restaurantes torna o seu estabelecimento mais sustentável, pois além de agilizar o processo de lavagem dos utensílios, economiza água.

Quanto ao consumo de energia, a elevação na conta não chega a 10% da economia que você terá com o equipamento, sem contar que você não correrá o risco de quebrar pratos e copos, pois não há necessidade de colaboradores durante o processo de limpeza dos utensílios.

Sistema PDV

Também vale investir em um Sistema PDV, que facilita a operação dos atendentes do restaurante e faz com que a experiência com os clientes seja ainda melhor.

“Um PDV pode ser tanto um caixa de um restaurante ou outro local onde ocorre a transação de venda. Com as novas tecnologias, as vendas são realizadas em máquinas de cartões inteligentes e outros terminais como os de autoatendimento. Isso reduz filas e tempo de atendimento”, explica o consultor.

Segundo ele, o sistema PDV para restaurante otimiza e melhora a performance do estabelecimento. Além disso, aumenta as vendas e coleta informações em tempo real sobre seus clientes, produtos e estoque.

Aplicativos

No passado, os garçons anotavam os pedidos, certo? Hoje, com as máquinas de automação para cozinha profissional, basta baixar um aplicativo e garantir a diminuição de perdas e erros de preparo nos alimentos.

“Com um tablet, o garçom envia os pedidos para a cozinha. Dessa maneira é mais fácil acrescentar as observações para o preparo dos alimentos. Além disso, reduz as falhas na comunicação, pois o tempo do preparo é poupado e é possível dar mais atenção aos clientes”, enfatiza Bruno.

Como você pode ver, é importante investir em máquinas de automação para cozinha profissional. No entanto, você deve lembrar que antes de investir em qualquer equipamento, é preciso planejar e analisar a necessidade do seu empreendimento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *