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Diversificação de cardápio para o aumento das vendas

Quando recepcionamos um novo cliente que não está familiarizado com o restaurante a pergunta mais frequente que recebemos é: “Soube que vocês possuem uma grande variedade de cardápios, poderia me explicar como funciona?” em outras palavras, a ação de marketing começa a ter vida própria.

A maioria dos restaurantes é conhecido pelo seu conceito e o cardápio que oferecem. Seja ele italiano, francês, caro ou barato, muitas vezes o cardápio dita as regras de escolha do seu cliente. Mas a grande verdade é que ter uma diversificação de cardápio, é uma ótima oportunidade para atrair, fidelizar e aumentar suas vendas.

A diversificação de cardápio pode ser um dos itens que fará seu cliente optar pelo seu restaurante e não o do concorrente, já que existe sempre “algo novo” a ser explorado. Mas cuidado, muitas vezes não damos a devida atenção para os detalhes que uma ação como essa demanda dentro da gestão de um restaurante.

Por isso, eu listei 7 dicas poderosas que você precisa levar em consideração quando for diversificar o cardápio do seu restaurante para aumentar suas vendas, vamos a elas:

1- Você precisa fazer um bom planejamento e ficar muito atento ao seu controle e giro de estoque, já que as vendas podem ser ou não como você planejou. Fique atento;

2 – Faça uma seleção rígida de fornecedores e ingredientes. Não adianta nada ter uma diversificação de cardápio e o cliente não ser atendido por falta de ingredientes para preparação dos pratos;

3 – Você precisa engajar toda sua equipe em torno dessa estratégia. Ter uma grande variedade de cardápio pode ser muito bom para seu cliente, mas um desgaste para sua equipe se ela não estiver devidamente treinada para essa jornada;

4 – Você precisa testar todos os pratos tanto a nível de preparo por parte da sua equipe de cozinha, e também as estratégias de vendas por parte da sua equipe de salão. Faça um evento de degustação e explore todas as vantagens que essa ação trará para eles e para o restaurante. Todos precisam falar a mesma língua;

5 – Você precisa fazer um planejamento de marketing. Use o poder das redes sociais para te ajudar nessa divulgação! Afinal, do que adianta ter várias opções de pratos no cardápio e o seu cliente não ficar sabendo?

6 – Seja claro na sua comunicação. Tanto sua equipe como seu cliente precisam estar cientes das opções que serão oferecidas no cardápio para cada dia, ou dias da semana, por exemplo;

7 – Acompanhe todas as métricas de vendas e converse tanto com sua equipe salão, como com seus clientes para captar todos os feedbacks dessa ação. Se possível, aplique pesquisas de satisfação e veja se sua estratégia está dentro do planejado.

Trabalhar no segmento de alimentação fora do lar exige planejamento, conhecimento, dedicação e um foco quase que supremo na qualidade. Os empreendimentos que alcançam resultados mais expressivos em nosso ramo são aqueles que jogam o jogo do longo prazo. Por mais que a diversificação de cardápio seja uma ótima opção para aumento das vendas do seu restaurante, é fundamental que essa ideia tenha seu tempo de maturação e só assim seja medido seus resultados.

*Por Matheus Lessa, embaixador da Fispal Food Service

2 Comentários

  1. Muito pertinente essa matéria. Diversificar cardápio é uma atrativo, mas uma despesa que nem sempre é sustentável para o negócio. Um bom planejamento é fundamental para que um cardápio seja um fator de atratividade do restaurante

  2. A criatividade pode ser um diferencial no negócio gastronômico, sendo o cardápio um dos alicerces do projeto empresa. Como colocado na matéria, o cardápio deve ser voltado ao público-alvo do negócio, assim sendo um fator de atração desse público. Mas a empresa precisa estar adaptada a ele, sob pena de não corresponder às expectativas.

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