Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

opcao-vegana

Como oferecer opções veganas e incrementar as vendas do seu restaurante

Hoje, quando se fala sobre comida vegana e sobre a necessidade dos restaurantes e comércios de alimentação em atenderem ao público vegano, surge a dúvida em relação a como substituir ovos, carnes e laticínios utilizados na composição do cardápio. Segundo o Datafolha, 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne e ter opções veganas tem uma chance muito grande de atrair este público.

Como forma de auxiliar a inserção em seu cardápio este tipo de opção, foi lançado no final de 2016 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) o programa Opção Vegana, que vem ajudando gratuitamente comércios do setor de alimentação a implantar e a divulgar as opções sem ingredientes de origem animal em seu cardápio.

A intenção é também mostrar que não existem grandes dificuldades em se adaptar um cardápio para servir pratos ou lanches veganos de real qualidade, textura, sabor e valor nutricional. Para alguns, isso significará incluir pratos sofisticados e com preparações mais complexas; mas para outros, significará simplesmente fazer adaptações muito fáceis utilizando os ingredientes e a estrutura de que o estabelecimento já dispõe.

O veganismo é uma tendência internacional. No Reino Unido houve um crescimento de 360% no número de veganos no país na última década (2005 - 2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015). Uma recente pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência (em abril de 2018) aponta que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos – cerca de 22 milhões de pessoas – concordam parcial (6%) ou totalmente (8%) com a afirmação “sou vegetariano”, mais uma razão regional para implantação de, ao menos, uma opção vegana em seu estabelecimento - desses, a SVB estima que 7 milhões sejam veganos.

*Por Elton Bastos, campaigner do Programa Opção Vegana, da Sociedade Vegetariana Brasileira, e colunista da Fispal Digital. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar