Cases, Gestão

Franquia food service: por que investir?

A franquia food service tem impactado positivamente o desempenho do setor como um todo. Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), as empresas franqueadas apresentam o crescimento médio anual de 6,7% desde 2016, ante a aceleração de 1,4% das não-franquias.

As franquias também aumentaram neste período a participação no faturamento total do setor de Food Service, em 1,3% ponto percentual, alcançando 15% do total.

Além disso, o setor vem mostrando uma retomada gradual desde o segundo semestre de 2016, com o crescimento médio de 2,6% após queda constante a partir de 2014, quando cresceu 14,9% nos primeiros meses daquele ano.

Para que você saiba por que investir em franquia food service, preparamos este post. Nele, você vai aprender um pouco sobre o assunto. Ficou interessado? Então continue sua leitura!

O que é uma franquia food service?

Segundo o sócio-diretor da rede de franquias de restaurantes de culinária saudável Saladenha, diretor da Franchise Solutions e consultor de franquias, Pedro Almeida, a franquia food service não é nada mais do que uma franquia de alimentação e de serviço de comida, ou seja, oferecem refeições prontas para o consumo imediato ou para o cliente levar para a casa ou o  para o trabalho.

Quais os pontos positivos de uma franquia food service?

Oferece facilidade no manuseio dos insumos

Os franqueados recebem todos os produtos prontos. No caso da franquia que Almeida representa, as refeições chegam prontas e o único trabalho é o consumidor descongelar e aquecer o produto, sendo tudo muito simples de se fazer.

Tem alta aceitação no mercado

Segundo Almeida, os produtos da sua franquia têm alta aceitação no mercado. “Temos um índice de aceitação de 98% dos nossos clientes, que se encantam com os produtos e serviços das nossas lojas”, afirma.

Conta com horário diferenciado

Além disso, as lojas que operam em sistema de franquia fazem dentro do horário comercial. No entanto, há algumas que se estendem até às 20 horas.

Entretanto, é recomendado ao franqueado que ele fique aberto pelo menos até às 18 horas e aos sábados até às 14 horas. “Esse é um dos poucos negócios em franquia de alimentação que não escraviza o franqueado”, enfatiza o consultor.

Tem no cardápio uma alimentação saudável

Em relação a sua franquia, Almeida diz que oferece alimentação saudável aos clientes. “Estamos inseridos no mercado que mais cresceu nos últimos 5 anos e continuará crescendo. Temos a certeza que estamos bem posicionados e nossos franqueados investiram no negócio certo”, completa.

Possui uma equipe enxuta

Quem opta por ser um franqueado, pode trabalhar com uma equipe enxuta. Nas lojas de Almeida é assim. Ele conta com o apoio de no máximo 5 funcionários e isso faz com que o franqueado tenha pouco risco na operação.

Pode trabalhar com delivery

As franquias também possibilitam podem trabalhar com delivery. “Nossas operações contam com o delivery, ferramenta que hoje representa quase 50% do faturamento da nossa rede”, completa o consultor.

Por que investir em uma franquia food service?

Você tem um negócio já testado

Quando se opta por uma franquia, você já sabe que o negócio já foi testado. Essa é a grande vantagem de quem quer comprar uma. O negócio é mais seguro, pois tem mercado e consumidores garantidos, o que é bem diferente de investir numa marca própria em que o empreendedor terá que começar do zero, não é mesmo?

Você possui assistência e treinamento contínuos

Os franqueados contam com toda assistência da marca e participam de treinamentos contínuos. Além disso, espera-se que o franqueador preste consultorias ao longo do tempo para que se garanta o sucesso do negócio.

Você trabalha com uma marca conhecida

Como franqueado, você pode trabalhar com uma marca conhecida. Isso pode facilitar o sucesso do seu negócio.

O que o empreendedor deve fazer para ter uma franquia de sucesso?

Para ter uma franquia food service de sucesso, Almeida orienta que o empreendedor deve, sem dúvida, ter identificação com o negócio. Não basta gostar do produto, tem que gostar de operar a loja, pois é dali que ele vai tirar o próprio sustento e os lucros do negócio.

Agora que você já sabe por que investir em uma franquia, que tal ter uma? Faça uma pesquisa no mercado, busque informações sobre seu tipo de franquia preferido e tenha um negócio de sucesso!

Gostou do nosso conteúdo? Escreva para gente pelos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *