Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

confeitaria.jpg

5 tendências para o mercado de confeitaria

Confira as principais tendências deste mercado e acompanhe as novidades do setor aqui na Fispal Food Digital!

O mercado de confeitaria, assim como os demais dentro da gastronomia, busca sempre se reinventar. Novas decorações, sabores e técnicas surgem muito rapidamente.

Confira as principais tendências deste mercado e acompanhe as novidades do setor aqui na Fispal Food Digital!

1: Alimentos saudáveis e "de verdade"

A redução do consumo de alimentos industrializados está impulsionando a compra de itens frescos, orgânicos e de produtores locais. Tendência decorrente do maior acesso à informação e da busca por um estilo de vida saudável.

Como resultado, as sobremesas saudáveis, menos processadas, com adoçantes naturais e, até mesmo, veganas, vão se destacar com força crescente nas confeitarias. Ainda, a adição de legumes e ingredientes naturais aos doces são ótimas opções para dar mais textura e sabor à sobremesa.

Para Marina Zinn, da Confeitaria da Luana Davidsohn, os doces veganos são uma grande tendência, assim como as fotos de comida, o que abre espaço para sobremesas com grande apelo visual, com muita calda ou creme. "Doces sem açúcar de cana ou com açúcar de fontes alternativas como açúcar de coco bem como, doces utilizando leites vegetais".

2: Simplicidade e customização

A simplicidade está chegando com força ao setor de food service e, no mercado de confeitaria, não poderia ser diferente. Será cada vez mais comum que os estabelecimentos reduzam o cardápio e foquem naquilo que fazem de melhor de acordo com a sazonalidade.

Aqui, porções menores ou pensadas na possibilidade de dividir com alguém também chamam a atenção do consumidor. Afinal, com a crise econômica, essa costuma ser uma excelente opção para continuar comendo bem, mas a valores mais acessíveis.

O grande segredo para abraçar essa tendência está em entender o que o seu consumidor mais aprecia e focar na qualidade deste item. E, para trazer novidades, incluir produtos especiais e sazonais ao longo do ano.

3: Grab & Go

Com o crescimento da alimentação em trânsito, produtos que permitam ao cliente o consumo em movimento têm mais espaço para crescer. Neste sentido, os deliveries e as embalagens que permitam refeições rápidas e em movimento atender a demanda da falta de tempo.

Essa tendência ainda pode e deve vir acompanhada das refeições saudáveis, oferecendo opções leves e saborosas, mas que preservem as características dos alimentos e o seu frescor. É por isso, inclusive, que os avanços na área de embalagem são tão importantes, uma vez que permitirão ampliar as possibilidades no setor.

4: Qualidade em primeiro lugar

Todas as tendências que vimos acima chamam a atenção para um estilo de vida em que a qualidade importa mais do que a quantidade. E, com certeza, essa tendência será notada também na confeitaria.

Neste sentido, os ingredientes de alta qualidade serão priorizados, ao invés de receitas com várias etapas. Com isso, os bolos, muffins e pães vão falar por si mesmos, priorizando o sabor e a textura que podem ser obtidos com ingredientes de alta qualidade.

5 Experiência de consumo

Por fim, um dos maiores desafios do mercado de confeitaria e do food service em geral é promover experiências extraordinárias aos clientes. E isso vale tanto para o alimento em si, quanto para o espaço, a embalagem, o atendimento e, inclusive, a relação estabelecida com os consumidores nas redes sociais.

Cada vez mais, é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes e investir em conhecer os hábitos e preferências do seu público. Só assim será possível oferecer um menu de alta qualidade que surpreenda e que deixe aquela sensação de "quero mais”.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar