Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Preocupado em manter sua equipe engajada? Especialista dá 5 sugestões práticas

5 sugestões práticas para manter sua equipe engajada

A falta de engajamento dos funcionários em relação ao trabalho custa caro às empresas. De acordo com pesquisa apresentada em 2016, pela consultoria norte-americana Gallup, funcionários desengajados custavam às empresas daquele país entre $450 a $550 bilhões todos os anos. No Brasil, estudos indicam que, aproximadamente, 30% dos funcionários de empresas de diferentes setores estão distantes do engajamento esperado por seus superiores, o que gera custos semelhantes.

Assim, as empresas têm se preocupado cada vez mais em manter o engajamento das equipes dos estabelecimentos de alimentação fora do lar. “Uma equipe engajada também tem chances 31% maiores de atingir metas do que os seus companheiros desengajados”, afirma Fernanda Quadros, psicóloga e consultora de carreira.

Além disso, ainda segundo a especialista, funcionários felizes são mais produtivos, mais eficientes, tem menos tendência a trocar de emprego e tem mais energia, pedindo até 10 vezes menos dispensa por questões de saúde, quando comparado aos outros colaboradores.

Entretanto, vale lembrar que felicidade difere de engajamento, pois os funcionários podem ser felizes, mas não participativos. Eles podem gostar do ambiente e de conversar com seus colegas, por exemplo, mas nenhuma dessas atividades é sinônimo de engajamento. O desafio é conquistar funcionários felizes e uma equipe engajada ao mesmo tempo.

Conheça 5 dicas para manter sua equipe nesse equilíbrio:

  1. Conheça sua equipe a fundo. Você precisa tirar tempo para conhecer seus funcionários como pessoas. Eles têm família? Como gostam de passar o tempo? Construir uma relação de amizade com seus colaboradores vai lhe ajudar a criar laços com eles, fazendo com que você entenda, exatamente, o que os motiva.

Lembre-se que são as pequenas coisas que mostrarão aos seus funcionários que eles são importantes para você não só como empregados, mas, também, como indivíduos.

  1. Ofereça treinamento e as ferramentas certas para o crescimento pessoal. A chave para aumentar o engajamento está na lealdade dos seus funcionários. A partir do momento que você investir no crescimento técnico da equipe, ela vai entender o recado.

Planos de carreira e oportunidades diversas de aprendizado são exemplos disso. A dificuldade em enxergar o crescimento dentro da empresa é a principal razão pelas quais os funcionários perdem a motivação. Por isso, você precisa encontrar recursos para fazer com que eles aprendam mais, realizem mais e produzam melhores resultados.

  1. Leve os comentários dos seus funcionários a sério. A maior parte dos gestores entende que o feedback constante faz parte do desenvolvimento de carreira. O que eles não sabem é que aí está a melhor oportunidade de falar o que é preciso para que seu funcionário se sinta mais engajado e produtivo.

Tenha em mente que cada colaborador é motivado de maneira diferente, então, você precisa garantir que o feedback que está dando será entendido por ele. A melhor forma de fazer isso é adequando a linguagem para uma forma de comunicação com a qual seu funcionário tenha mais afinidade.

  1. Encoraje o trabalho em equipe. Mais de 2/3 da sua equipe vai afirmar que gosta do trabalho por causa das pessoas. Incentive esse tipo de amizade entre os colaboradores, fomentando projetos em equipe, com responsabilidade compartilhada.

Se seus funcionários se esforçarem para manter uma atmosfera colaborativa, em que todos se ajudam, naturalmente, eles se sentirão mais engajados porque saberão que podem contar com seus colegas quando necessário.

  1. Ofereça recompensas e incentivos. Mais de 60% dos empregados ficam em uma empresa por causa dos benefícios. Ao falar do time de vendas, então, esse número é ainda maior. Bônus por performance, salários competitivos e outros benefícios sem relação com dinheiro são ótimas maneiras de manter todos engajados.

Os programas de reconhecimento de méritos, como o famoso “empregado do mês”, são um exemplo, que, apesar de parecer bobo, é extremamente efetivo para manter a equipe engajada. Lembre-se: reconhecimento é sempre bom quando é feito em público.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar