Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

sobremesa-restaurante

6 dicas para oferecer uma boa sobremesa

Não é segredo para ninguém que cada restaurante possui uma característica própria, não é verdade? No entanto, quem é gestor acaba se esquecendo de cuidar de algo que pode ser o diferencial no seu negócio: a sobremesa.

Se você ainda não pensou na sobremesa de restaurante como uma das suas prioridades, esse post vai ajudá-lo a entender o quanto é importante refletir um pouco mais sobre o assunto. Confira nossas dicas!

Como oferecer uma boa sobremesa 

1. Capriche no básico e no gourmet

Juliana Silva é responsável pela Theodora Cozinha Artesanal. O restaurante que também é um mix de café, oferece seus produtos artesanalmente e só utiliza ingredientes frescos. Como opções de sobremesa de restaurante ela sugere:

“Acho que depende da proposta do local, mas acredito que o básico como pudim, sorvete e até um creme de papaia podem ser opções fáceis de produzir para os restaurantes mais simples. Já para os gourmets, tem que acompanhar a proposta do local e servir opções que diferenciam as assinaturas dos chefs”, orienta.

2. Utilize ingredientes e combinações diferentes

Você pode explorar toda a diversidade de produtos que existem no Brasil. Dá para, por exemplo, fazer combinações diferentes, pensar em sobremesas de restaurante que o consumidor não tem o costume de comer em casa.

Portanto, pode utilizar ingredientes inusitados e arriscar com produtos de alta qualidade. Tudo vai depender da atenção que os clientes dão ao cardápio de sobremesas. Uma boa dica é combinar as sensações, como um pouco de pimenta na sobremesa que leva chocolate ou usar uma dose de bebida alcoólica no sorvete para dar um paladar diferente.

3. Ofereça opções conforme sua proposta

Dependendo do seu empreendimento, dá para pensar em um cheesecake de frutas vermelhas. Ele é uma mistura de sabores como: salgado, doce e o azedinho da geleia. Além disso, você pode fazer algumas adaptações para a cobertura.

Também tem o famoso petit gateu, um clássico francês com cara de brasileiro. É difícil não ver um restaurante com essa sobremesa. Para incrementá-la, você pode adaptá-la com um bolinho de limão ou chocolate branco.

Para os restaurantes ou padarias mais simples, há as tortas que podem ser deliciosas. Basta você usar a criatividade e a habilidade. Já para o gourmet, a famosa gelatina com creme, mas claro, com um toque especial no sabor. Você pode acrescentar uma fruta para que ela fique ainda mais saborosa.

4. Tenha cuidado com o preparo da sobremesa

Antes de começar a preparar a sobremesa, vale lembrar das boas práticas para serviços de alimentação da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) como manter os cabelos limpos, presos e protegidos com touca, manter as unhas curtas e sem esmaltes, lavar as mãos quando manusear caixas ou embalagens com os ingredientes para a sobremesa.

Também é importante remover a sujeira incrustada que surge durante o processo de manipulação dos ingredientes, lavar o local com água, sabão e detergente e enxaguar bem. Quanto ao preparo em si, utilize sempre ingredientes frescos e que estão dentro do prazo de validade.

No caso das sobremesas que você precisa cozinhar e depois levar à geladeira, espere esfriá-las por completo antes de colocá-las no congelador ou refrigerador.

“Os cuidados com o preparo da sobremesa de restaurante devem ser os mesmos que você tem com o restante do cardápio”, enfatiza Juliana.

5. Dê atenção ao armazenamento dos ingredientes

Para os ingredientes que ficam na despensa, a dica é limpar o local pelo menos duas vezes na semana. Tire todos os ingredientes das prateleiras, passe um pano úmido com detergente ou álcool, retire o produto e finalize com pano seco.

No caso de produtos como farinha de trigo, por exemplo, você pode utilizar potes de alimentos, colocar uma etiqueta com o nome do ingrediente e a data de validade. Já para os ovos, que muitas vezes são usados nas receitas, deixe-os armazenados dentro da geladeira e nunca na porta. Um detalhe que deve ser observado é a contaminação cruzada.

“É importante você ter atenção para a contaminação cruzada, uma vez que as sobremesas não costumam passar pelo processo de coação adicional para serem servidas”, lembra Juliana.

6. Utilize sobremesas prontas 

As sobremesas prontas podem ser viáveis para alguns restaurantes e até padarias. Há estabelecimentos que compram sobremesas como mousses ou brownie. No caso, para saber qual é mais viável para seu estabelecimento, faça as contas de quanto custaria você produzir a sobremesa e comprá-la para revender.

Coloque na balança e veja qual é a melhor maneira de oferecer sua sobremesa.

“Acredito que a sobremesa de restaurante comprada pronta pode ser economicamente viável, pois não é preciso mobilizar o espaço e os funcionários do restaurante ou da padaria para a preparação dos doces”, finaliza Juliana.

Oferecer uma boa sobremesa de restaurante pode ser o que faltava para você lucrar ainda mais no seu negócio. Pense nisso e inove nos sabores, busque por receitas diferentes ou crie algo novo!

sorvete-tendencia

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar