Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

7 dicas ensinam a agradar paladar de consumidor mais exigente por café

7 dicas ensinam a agradar paladar de consumidor mais exigente por café

Cada brasileiro está tomando 200 mililitros de café diariamente, o equivalente a quatro xícaras pequenas. Isso é reflexo do aumento do consumo da bebida no País, que aumentou em 2015, alcançando 81 litros por habitante. A busca por cafés de melhor qualidade também aumentou. Segundo especialistas, isso aconteceu pois nos últimos anos o público teve acesso a produtos diferenciados e considerados gourmet.

No caso da rede Octávio Café que investe em cafés da espécie arábica e segue a classificação da SCAA (Associação de Cafés Especiais da América, em português), dependendo do dia da semana, essa procura por grãos de qualidade é feita por público específico.

De acordo com a barista e gerente de atendimento e qualidade da marca, Tabatha Creazo, durante a semana os frequentadores são executivos, enquanto aos finais de semana o perfil muda para famílias e coffee lovers que buscam desde o clássico café passado em coador de pano até o preparado em Aeropress, máquina criada em 2005 por um inventor de brinquedos, e que deixa o café mais ácido.

Como agradar o consumidor 

  1. Busque grãos selecionados e classificados como especiais, de preferência aos da espécie arábica, considerada mais complexa;
  2. Os grãos devem ser moídos imediatamente antes do preparo;
  3. Esses frutos não podem apresentar defeitos, como serem verdes, pois não alcançou o ápice da maturação, nem ardido por ter passado por fermentação indesejável.
  4. O café deve apresentar consistência na compactação;
  5. A receita ideal deve ser pensada focando na moagem, volume certo de água e quantidade de café;
  6. Em uma escala sensorial entre 0 e 100, o café deve estar acima de 80 pontos;
  7. Busque referências na classificação da SCAA (Associação de Cafés Especiais da América, em português).

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar