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Como criar parcerias para desenvolvimento de produtos exclusivos de restaurantes

Como criar parcerias para desenvolvimento de produtos exclusivos

O desenvolvimento de produtos específicos para um estabelecimento alimentício pode ser uma excelente ideia para mudar a maneira de se relacionar com sua clientela.

Na maioria das vezes, entretanto, os estabelecimentos optam por fechar parcerias com nomes do mercado para poder conseguir desenvolver produtos de qualidade ainda maior e mais atrativos.

Estabelecer essas parcerias e definir os produtos a serem produzidos é uma tarefa que demanda cuidado, atenção e organização. Neste artigo separamos os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de criar o produto exclusivo para o seu restaurante.

Como desenvolver produtos exclusivos para o restaurante com empresas parceiras?

Qualquer que seja a sua intenção ao desenvolver um produto novo para o seu estabelecimento, é preciso pensar primeiro no público-alvo que você quer atingir e seu objetivo final. Essa definição norteia não somente o produto que será desenvolvido, como também qual é o tipo de empresa que você deve procurar para trabalhar em conjunto.

Compreendendo melhor a necessidade do seu público e, principalmente, o seu objetivo com essa ação (aumentar a fidelidade de clientes e o faturamento, trazer novas visitas ao seu restaurante), você já pode traçar um plano mais fidedigno de produto para o seu negócio.

Seguindo esse contexto, o CEO e Founder da DonCiotto (franquia tailandesa de sorvetes feitos na chapa), André Doraciotto cita que o primeiro passo é ter uma ideia inovadora para o seu negócio. Em um segundo momento, "é preciso pensar em como escalonar esse produto para justificar a parceria com uma grande empresa, o modelo de franquia ou em uma grande rede", parceria essa que deve se encaixar perfeitamente neste formato.

Quais as vantagens para o estabelecimento de alimentação fora do lar?

Muitas são as vantagens para o restaurante que opta por desenvolver um produto específico e especial para seus clientes. A primeira delas é, sem dúvidas, a sensação de valorização que você passa para seu público, ao oferecer um produto que está de acordo com suas expectativas e, é claro, é exclusivo para eles.

Outra grande vantagem é a oportunidade de associar o nome do seu restaurante com uma marca de sucesso, que pode melhorar ainda mais a sua imagem de qualidade e satisfação com o cliente.

Para finalizar, produtos exclusivos também podem ser responsáveis por ser o carro chefe do seu negócio, servindo para aumentar o faturamento da casa, seja com os clientes antigos, como também com os novos, que podem se interessar por essa oportunidade.

Um bom exemplo da parceria de sucesso nesse mercado é feita pela DonCiotto e a Duas Rodas (responsável pelas marcas de sorvete Selecta e Specialitá).

Em parceria, as empresas desenvolveram uma base de sorvetes artesanais e com toque gourmet para ser preparado diretamente na chapa. O faturamento de ambas cresceu significativamente desde o início dessa empreitada de sucesso.

Que sugestões o fornecedor dá neste caso?

Para Doraciotto, como em toda parceria, a "relação precisa ser boa para ambas as partes". O CEO ainda completa: "é importante escolher uma empresa que possa fornecer o mix completo para o restaurante e que possa firmar uma parceria de exclusividade de longo prazo".

Segundo ele, isso pode atrair os olhares da empresa e ser visto com bons olhos, justificando o investimento inicial com o retorno a médio/longo prazo, seja com o fornecimento de produtos, seja com a divulgação da marca de forma indireta.

O papel do fornecedor nessa relação é essencial, visto que ele é o especialista no desenvolvimento do produto que será oferecido pelo restaurante. Ele, após receber as orientações do restaurante sobre o público alvo que será atingido com essa ação, e os objetivos da mesma, vai apresentar as soluções que julgar interessante para o desenvolvimento do produto inovador.

É do fornecedor, portanto, a responsabilidade de propor algo que seja, ao mesmo tempo, diferente e inovador, tanto para o público que pretende atender, como também para o nicho em que ele e o restaurante pretendem atuar.

Objetivo da parceria: agregar valor à marca do restaurante

Qualquer tipo de novidade, que tem como objetivo agradar o cliente, agrega algum tipo de valor, tanto à marca do restaurante, como também à do fornecedor.

Atualmente, o consumidor já aceita investir mais em um produto que demonstra qualidade e, por isso, quando a inovação é um tiro certo, existe uma grande garantia de crescimento de faturamento e, é claro, de procura por parte de novos clientes.

Se o planejamento dessa ação for bem executado, avaliado e aproveitado, investir em um produto exclusivo é uma ótima oportunidade de melhorar os resultados do seu restaurante – e também é excelente para o seu parceiro.

André Doraciotto, um dos idealizadores da parceria entre a DonCiotto e a Duas Rodas, cita ainda que a parceria pode agregar não só um valor, mas vários. Porém, ele crê em dois principais:

1) A parceria de uma marca consolidada no mercado produzindo para o restaurante pode aumentar muito o valor agregado ao estabelecimento;

2) Ter uma padronização aliada a uma qualidade já conhecida do grande público pode ser algo muito interessante para quem ainda está fixando a sua marca no mercado;

Neste segundo caso, André finaliza: "no nosso caso, apesar de sermos uma empresa muito jovem, fechamos uma parceria com uma empresa de mais de 90 anos de mercado". Se bem planejada e com capacidade inovadora, a parceria para o desenvolvimento de produtos exclusivos tende a ser ótima para todos!

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