Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

gestao-compras-food-service

Como fazer a gestão de compras para o food service

O segredo dos melhores restaurantes está na combinação de ótimos ingredientes com o talento e a criatividade de seus chefs. Por isso que é tão importante a gestão de compras para o food service. Saber como, de quem, quando e quanto comprar evita desperdícios e garante a qualidade dos pratos que você oferece aos seus clientes.

Mas o que é melhor, comprar os seus suprimentos do varejo ou do produtor? Neste post, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Você vai aprender quais as diferenças entre fazer suas compras de um produtor rural ou no varejo.  Se você quer tirar as suas dúvidas, continue com a gente e aprenda a fazer a gestão de compras para o food service! 

Quais as diferenças entre comprar de um produtor local e no varejo?

Há algumas diferenças entre comprar de um produtor local e no varejo. Segundo a diretora executiva da GS&Libra – Gestão e Estratégia para Food Service, Cristina Souza, o que acontece é que o pequeno produtor trabalha com suprimentos artesanais e em baixa escala de produção.

“Enquanto os produtos do produtor rural são artesanais e de baixa escala de fabricação, o varejo busca a aquisição de grandes estoques para ser mais competitivo e ter uma boa margem de lucro; quando vender os produtos a preços atraentes para seus clientes”, explica.

De acordo com Cristina, cada vez mais o consumidor buscará a comprar do produtor local e também do varejo. No entanto, o empresário vai analisar a sua conveniência e as suas crenças. Ele também vai observar a qualidade dos suprimentos produzidos pelo produtor e também a confiança em que os clientes depositam no trabalho do mesmo.

“Os espaços públicos vão estimular cada vez mais a presença dos pequenos produtores, por ser algo bem visto pela sociedade e por de fato ajudar a economia circular”, enfatiza.

Para fazer a gestão de compras para o food service, você precisa:

  • Selecionar os melhores produtores;
  • Contar com o fornecedor que oferecer os melhores preços;
  • Ficar atento aos prazos de pagamento dos suprimentos;
  • Adquirir produtos com selo de qualidade.
  • Preferir frutas e verduras orgânicas.


Já para fazer as compras no varejo, é necessário:

  • Comparar os preços dos fornecedores;
  • Prestar atenção na forma de pagamento;
  • Exigir a nota e o cupom fiscal da sua compra;
  • Cadastrar os produtos que pedir;
  • Fazer o seu pedido com base na previsão de demanda e no atual estoque do produto.


Onde comprar os suprimentos do restaurante

Segundo Cristina, os consumidores usam vários tipos de canais para fazer as suas compras. Desta maneira, eles conseguem fazer a sua gestão de compras para o food service. 

 “As pessoas usam supermercados, atacadistas e feiras, e estão ligadas em oportunidades como feiras de artesãos e espaços colaborativos”, enfatiza.

Vantagens de fazer a gestão de compras para o food service

Para Cristina, comprar de um produtor local estimula a microeconomia, o empreendedorismo e o “novo emprego”. Já adquirir os produtos do varejo inclui uma cadeia que prima pela curadoria de produtos e segue a legislação, portanto, é essencialmente profissional.

“O pequeno produtor, ainda em fase de desenvolvimento, muitas vezes não conhece todas as regras que regem determinados produtos e em termos de rotulagem e normativas, não inclui em seu preço os impostos. O que precisamos estimular é a profissionalização dos pequenos e a desoneração do varejo brasileiro para que haja um bom equilíbrio”, destaca.

Como você pode ver em nosso artigo, é muito importante fazer a gestão de compras para o food service. Com uma boa gestão, você garante os produtos de qualidade para o seu restaurante e evita desperdícios. Além disso, controla toda a parte financeira do seu negócio para oferecer os melhores serviços aos seus clientes!

 
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar