Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

cozinha-profissional

Como montar uma cozinha profissional de qualidade

Quem é proprietário de restaurante tem a consciência do quanto é importante contar com uma cozinha industrial que seja funcional e tenha os equipamentos necessários para executar os trabalhos.

Para que você entenda como ter um espaço profissional de qualidade, preste atenção neste post. Nele, vamos explicar como fazer esta montagem e qual é a importância de planejar este espaço. Acompanhe!

Como montar uma cozinha profissional com um bom layout

O primeiro passo é pensar no layout. Para acertar em cheio nessa escolha é preciso pensar na proposta do seu restaurante e também levar em consideração o tipo de público que você atende.

“Não existe um layout melhor, existe o adequado às operações propostas. A partir de um conceito, da forma/formato de operação e outras variáveis você conseguirá fazer uma boa opção para sua cozinha profissional”, enfatiza o CEO da MAPA Negócios em Alimentação Fora do Lar, Marco Amatti.

Quais os melhores equipamentos escolher?

Em relação aos equipamentos que você deverá escolher, Amatti afirma que essa decisão segue a mesma linha de pensamento do layout.

“É importante conhecer as tecnologias disponíveis no mercado, bem como o tempo de retorno, a viabilidade técnica entre outras variáveis”, completa Marco.

Além disso, o empreendedor deve ficar de olho nas novidades e optar por equipamentos mais funcionais e que ajudem a montar uma cozinha profissional.

Legislação

De acordo com Marco, existem várias legislações que regem a montagem de áreas de produção/armazenamento e estocagem para cozinhas profissionais. Uma delas é a RDC nº 216, de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este regulamento serve como base para as legislações estaduais e municipais.

“Além disso, existem eventualmente disposições municipais ligadas ao uso do solo que podem afetar o projeto. Na RDC, em seu capítulo 4, há algumas informações sobre as instalações e os equipamentos da cozinha profissional. Também é importante o empreendedor consultar a legislação local”, orienta o CEO.

Quais os melhores projetos para montar uma cozinha profissional?

Na opinião de Marco, o melhor projeto para montar uma cozinha profissional é aquele que é feito por quem é capacitado no assunto e atende o estilo do dono do restaurante e a sua maneira de trabalhar.

Portanto, para escolher o melhor projeto para a sua cozinha, considere o estilo do seu negócio e estabeleça quais os principais passos da sua produção e de que maneira é possível facilitar e otimizar os preparos.

Você também deve pensar se o projeto respeita os seguintes pontos:

Atuação e função da sua cozinha

A cozinha profissional atua em diversos ramos de negócios e tem como função o preparo de alimentos de forma dinâmica e rápida. Na cozinha profissional, você prepara alimentos congelados, refeições, consome no mesmo local e retira a refeição do cliente.

Utensílios e equipamentos

Para equipar uma cozinha profissional, você deve pensar nos utensílios e equipamentos. Pense em adquirir equipamentos como eletrodomésticos e industriais, móveis, utensílios de cozinha e equipamentos para escritório.

Para compor uma cozinha profissional adequada e eficiente são muitos aparelhos específicos, mas o principal deles é a bancada, onde é feita toda a preparação dos alimentos.

Geralmente, esse aparelhos possuem estantes embaixo, ganchos, etc, otimizando o espaço. É importante organizar a cozinha para aumentar a produtividade.

Estrutura

A cozinha profissional deve contar com a seguinte estrutura:

  • Área para recebimento de produtos de fornecedores;
  • Área para armazenagem dos alimentos;
  • Área de higienização de alimentos;
  • Área de preparo inicial dos alimentos (bancada inox);
  • Área para pequenas preparações como serviço de sobremesa, café, bebidas, lanches.
  • Área para guardar utensílios;
  • Área de cozimento;
  • Área para preparação final das refeições;
  • Área de embalagem e armazenagem de alimentos prontos para entrega;
  • Área de atendimento ao público;
  • Área de lavagem de utensílios;
  • Área de lavagem de toalhas, panos e aventais;
  • Área para o lixo;
  • Área para o gás de cozinha;
  • Vestiários;
  • Sanitários;
  • Escritórios.

Melhor projeto para a sua cozinha

Linha única

Modelo usado quando há falta de espaço. Ele é uma das primeiras opções de quem deseja saber como montar uma cozinha profissional. A cuba fica no meio, facilitando o deslocamento da equipe.

Linha paralela

Projeto de grande eficiência, ideal para cozinhas médias. Facilita o trânsito da equipe e é uma sugestão para quem quer saber como montar uma cozinha profissional.

Formato L

Projeto flexível para quando a equipe estiver reduzida e pode ser adaptada facilmente para o Formato “U”.

Formato “U”

Planta comum para qualquer tamanho de cozinha profissional. Oferece espaço para armazenamento e permite alto fluxo e pequenas distâncias ganhando velocidade, praticidade e eficiência.

Em ilha

Projeto utilizado em fast food e lanchonetes. Esse projeto dá uma ideia de como montar uma cozinha profissional, pois aproveita o espaço e permite alto fluxo de pessoas no ambiente.

Formato “G”

Mistura do modelo em Ilha com o “U”. Juntos proporcionam um local para grande fluxo e armazenamento. É uma boa sugestão para quem deseja saber como montar uma cozinha profissional.

Agora que você aprendeu como montar uma cozinha profissional será mais fácil ter a sua, não é verdade? Siga as nossas dicas e tenha um ambiente funcional em seu restaurante!

31cta-checklist-foodservice

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar