Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

catering

Como oferecer um bom serviço de catering

Quem trabalha com food service provavelmente já ouviu falar sobre serviço de catering. "Catering é o modelo de serviço de alimentação em que preparamos em um local adequado e servimos em outro local que não existe infraestrutura para tal, então, é a chamada refeição transportada", explica Jean Pontara, consultor especializado em Food Service e Marcas Próprias.

Em um serviço de catering, a empresa contratada é responsável não apenas pelos alimentos. Como também pela logística, ambientação, equipamentos e, inclusive, a equipe para servir os pratos.

Com isso, o serviço de catering envolve tanto a criação do cardápio e preparo dos alimentos, como também o transporte, a montagem e a disponibilidade para solucionar eventuais problemas durante o evento. Além de, claro, a limpeza do espaço após o seu término.

O catering permite que o contratante não precise se preocupar com nada relacionado à alimentação. Portanto, este é um serviço com uma ótima demanda para ampliar os negócios.

Se você já atua ou pretende começar a oferecer catering, não deixe de seguir com a leitura e ver as dicas que separamos a seguir!

Tipos de catering

É possível oferecer serviço de catering de mais de uma maneira, tais como:

  • Catering móvel: pode ser usado em feiras, festivas, festas, entre outros.
  • Catering em domicílio: entrega da comida na casa do cliente. Além de pratos para festas, ele pode envolver a entrega de marmitas preparadas congeladas.
  • Catering de empresa: algumas empresas contratam serviço de catering para reuniões de negócios ou, até mesmo, para o almoço dos colaboradores, muito comum quando há refeitório, mas sem espaço para cozinha. s
  • Catering industrial: ofertado para companhias aéreas, escolas, hospitais, entre outros. Ou seja, para um grande número de pessoas.

"A empresas de refeição coletivas contratam o serviço de catering para atender empresas que têm apenas refeitórios, sem cozinha para preparo. Um tipo clássico de catering é de empresas de buffet que atendem eventos em locais diversos", complementa Pontara.

De acordo com o especialista, organizadores de eventos também usam muito o catering para servir em eventos diversos, como shows e exposições, tanto para o staff quanto para o público.

"Hoje, muitos chefes de cozinha estão ofertando o serviço de home chef, que não deixa de ser uma produção local com ingredientes que já vem preparados, ou seja, o serviço é um híbrido com catering".

Como montar um cardápio para o catering

Um cardápio variado, com novidades exclusivas, é uma excelente maneira de ganhar mais diferenciais para um serviço de catering. Além disso, a qualidade da comida é muito importante para agradar ao cliente e conseguir novos trabalhos.

"Se o contratante do serviço não especificar o que ele quer servir, os cardápios devem principalmente considerar:

  • características do publico que será atendido; 
  • o valor per capita disponível;
  • as condições de tempo e temperatura no momento do serviço;
  • a infraestrutura disponível no local;
  • o tempo em que a alimentação ficará disponível;
  • as fases do serviço (entrada, prato principal, sobremesas)", recomenda Portara.

Cuidados a serem tomados com o serviço de catering

Um empresa que oferece serviço de catering ainda precisa se preocupar com a segurança dos alimentos. Afinal, a comida precisa ser apresentada em bom estado, além de estar fresca e com sabor agradável.

Além de considerar a infraestrutura, o tempo de serviço e o clima do dia, Portara recomenda trabalhar com equipamentos e contenedores que mantenham a temperatura adequada para cada alimento. Com isso, você consegue garantir maior segurança e qualidade.

Também é essencial montar uma equipe capacitada, ágil e cordial. O nível do serviço oferecido também conta muitos pontos em um serviço de catering, portanto, é fundamental treinar os funcionários e garantir com que tudo saia dentro dos padrões da empresa.

tendencias-alimentacao-fora-do-lar

TAG: catering
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar