Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

rotatividade-funcionarios

Como reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante

Você sabe como reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante? Leia o nosso post e aprenda o que fazer para que seu negócio não sofra com este problema!

Um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores é saber como reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante. A troca de funcionários pode desestruturar a equipe de trabalho, já que muitas vezes um colaborador terá que executar a sua função e a do funcionário que foi demitido.

Além disso, há outra questão importante: se você demite um colaborador que é responsável pela elaboração do cardápio ou execução dos pratos, o sabor da comida pode mudar e causar uma péssima impressão aos clientes que já frequentam o restaurante.

Há também os custos com a admissão de um novo membro na sua equipe de trabalho e da demissão do funcionário. Sem contar os gastos com uniformes e a incerteza se o novo colaborador dará certo na empresa.

Neste artigo, você vai aprender como reduzir a rotatividade de funcionários no seu estabelecimento de alimentação fora do lar. Confira!

Quais os impactos que a troca de funcionários pode causar?

Segundo o professor de gastronomia do Mackenzie, Rodrigo Libbos, em um primeiro momento, o empresário ou administrador tende a achar que a troca de funcionários é a salvação temporária do seu negócio, pois ao demitir um funcionário, ele estará eliminando um problema e abrindo uma vaga para um novo colaborador, que será a solução final de seus dilemas e dificuldades no dia a dia.

No entanto, o empresário passa a se acostumar a demitir um colaborador, sempre que uma situação complicada surge ou alguma necessidade sua ou da empresa não é atendida.

O resultado disto é a perda do capital humano dentro da empresa, ou seja, o empreendedor joga fora todo o conhecimento da equipe. Além disso, há os gastos com a rescisão de contratos e com as novas contratações necessárias.

Como reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante?

Para Libbos, a redução desses impactos passa pela seleção adequada de funcionários, em sua contratação – a partir da descrição do cargo adequado x perfil de funcionário para esta vaga. Um exemplo disso seria: se o empresário contrata um padeiro para ser o churrasqueiro, fica difícil cobrar uma performance adequada deste colaborador. A segunda forma de reduzir estes impactos é a capacitação da equipe.

“Ao contratarmos a pessoa adequada para a vaga, precisamos acelerar seu processo de aprendizado, mostrando o caminho correto para que o mesmo assuma suas funções. Por exemplo, um sommelier (profissional especializado em vinhos) que seja especializado em vinhos franceses e italianos, mas foi contratado para trabalhar com vinhos chilenos, precisa do treinamento adequado para entender melhor sobre estes vinhos”, explica o professor.

Qual é a importância de reduzir os impactos?

Para o professor, a redução de trocas e demissões leva a empresa a redução de gastos, pois ela terá menos custos com admissões e demissões, bem como treinamentos. Dessa forma, a empresa passa uma imagem positiva para os clientes, de que cuida bem da equipe de trabalho.

“Ainda, com treinamentos e avaliações e feedbacks (retorno em relação ao desempenho do funcionário), a empresa passa a construir com o tempo um profissional com a cara da própria empresa e fideliza seu funcionário”, enfatiza Libbos.

Quais as vantagens de saber como reduzir a rotatividade de funcionários?

De acordo com Libbos, as vantagens de saber como reduzir a rotatividade de funcionários no restaurante são:

  • Redução de custos em várias áreas (no RH e nas áreas de operação de cada funcionário);
  • Melhora de performance nas vendas e prestação de serviço devido a satisfação da equipe e dos clientes;
  • Fidelização de funcionários em relação à empresa;
  • Fidelização dos clientes para com a empresa e seus produtos devido a manutenção da performance do negócio, que é basicamente, feito por pessoas satisfeitas e bem treinadas.

rotatividade-funcionario-restaurante

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar