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Compra online de suprimentos para restaurante: vale a pena?

A compra online de suprimentos para restaurante é um negócio que tem dado certo. Segundo uma pesquisa divulgada pela Kantar Retail, consultoria internacional de varejo, em 2025, as compras online no segmento de varejo alimentar representarão 3% do volume total de vendas do setor no Brasil.

Estima-se, ainda, que as conversões online cresçam entre 30% e 40% ao ano. Para você ter ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Food Service, o mercado fatura 178 bilhões por ano, atendendo 80 milhões de consumidores por mês. Até 2019, esse mercado deve alcançar 230 bilhões de reais com um crescimento médio de 8% na categoria, em levantamento feito pela GS&MD, em 2015.

Mas quais as vantagens da compra online de suprimentos para restaurante e padaria? Neste post, vamos responder essa pergunta. Por aqui você também vai tirar algumas dúvidas sobre o e-commerce de produtos para restaurante. Confira!

Quais as vantagens para quem deseja fazer a compra online de suprimentos para restaurante?

Segundo a gerente de e-commerce da Infracommerce, Laura Schneider, por ser um perfil de loja que possui demanda de compras mais recorrente e ter menor capacidade de estoque e rotatividade, o e-commerce funciona como uma solução que garante maior agilidade na gestão do processo do cliente. Ele ajuda quem precisa fazer a compra online de suprimentos para restaurante.

“Além disso, ele oferece a opção de compra recorrente, onde é possível programar o recebimento dos produtos para que ele seja automatizado mensalmente ou até semanalmente”, explica.

Quais as vantagens para quem tem um e-commerce?

Isso vai variar de acordo com o segmento da empresa. De acordo com estudo da Forrester Reserach um cliente B2B, ao utilizar o e-commerce, faz mais compras e por um tempo maior. Além disso, 38% dos entrevistados afirmaram que os clientes online são mais propensos a comprar novos produtos.

Ao avaliar esses dados, fica claro que um e-commerce B2B pode gerar muito mais ganho para o fornecedor que passa a ter uma nova forma de fazer negócios, complementar a sua força de vendas e com total eficiência e potencial de crescimento.

Sobre as vantagens do e-commerce B2B, Laura diz que são inúmeras. Segundo ela, começa pela facilidade de acesso ao portfólio de produtos, que é online e atualizado em tempo real. Isso oferece várias possibilidades de argumentação de vendas complementares, já que é possível contar com vídeos, especificações técnicas e demais detalhes necessários.

“A área de cobertura também passa a ser maior e mais eficiente. Se antes o representante de vendas não cobria algumas regiões por fatores como distância e acessibilidade ou deixava de atender alguns lojistas por conta da grande demanda da área, a loja online elimina esses problemas e atende 100% da sua carteira de clientes”, enfatiza.

Já para o cliente, a conveniência, o conforto em fazer a compra online de suprimentos para restaurante, a economia de tempo e a facilidade são as grandes vantagens. Fatores que podem, inclusive, levá-lo a investir mais em seus produtos.

No entanto, isso tudo só vai funcionar se a plataforma oferecer uma boa experiência de compra. Por isso, é importante ter em mente que um canal digital voltado ao mercado B2B necessita de algumas especificidades que precisam ser entendidas para garantir seu sucesso.

No que diz respeito às lojas B2C, Laura ressalta que é costume classificá-las em nichos, de acordo com o comportamento, idade, gênero e interesses. Já no B2B é mais difícil separar os clientes dessa forma, sendo mais comum classificá-los de acordo com o tratamento do negócio, tipo de estabelecimento e seu relacionamento com a marca no mundo físico.

Como trabalhar o e-commerce que utiliza um produto específico para uma data específica?

Conforme orienta Laura, um e-commerce com produtos sazonais e que oferece a oportunidade do empreendedor fazer a compra online de suprimentos para restaurante, já nasce com um objetivo bem definido.

Ele é uma excelente oportunidade para o empreendedor que deseja fazer a compra online dos suprimentos para restaurante. Se nos outros e-commerces a meta de vendas pode ser diluída ao longo dos meses, onde você pode tentar recuperar um mês ruim, no caso de e-commerces sazonais isso acontece diariamente.

A meta de vendas é estipulada para um período menor, geralmente em torno de três meses, podendo variar para mais ou para menos tempo.

O ritmo de trabalho nesse tipo de negócio é frenético, pois a tomada de decisão para alavancar as vendas e oferecer oportunidades para fazer compra online de suprimentos para restaurante ou gerenciar a operação precisa ser rápida, além de ter que acontecer diariamente.

Por isso, para operar esse tipo de e-commerce é importante contar com uma equipe de profissionais especializados nesse modelo, pois todas as etapas que envolvem a venda acontecem com um timing diferente, desde os processos de pagamento e fiscal, até a logística.

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