Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

gestao-foodservice

Confira 6 dicas de ouro para gerenciar seu restaurante

Um dos assuntos que mais causam dúvidas entre quem trabalha no ramo de alimentação fora do lar é como fazer uma boa gestão. Com este mercado em constante crescimento, é preciso ter boas técnicas de gerenciamento para que você possa ter sucesso em seu estabelecimento, seja ele restaurante, pizzaria, padaria, lanchonete ou até mesmo sorveteria.

Confira agora algumas dicas para elevar a qualidade da sua gestão e ter um estabelecimento de sucesso.

1. Faça uma estratégia para os custos na gestão em food service

Para a consultora Camila Silva, o empreendedor deve se perguntar o que fazer para ajudar em suas finanças sem precisar mexer no preço dos produtos.

“Uma boa estratégia para isso é a liderança em custos. Você deve ter processos ágeis, criar relacionamentos que ajudam a ganhar em dinheiro e tempo e ter uma equipe eficaz. E se você conseguir isso, poderá ter um preço baixo como fator que tornará seu estabelecimento mais competitivo”, ressalta.

2. Pense no estabelecimento como diferencial

Sabemos que há vários estabelecimentos de alimentação fora do lar por aí e fazer a gestão em food service não é uma tarefa muito fácil.

Por isso, é necessário você se diferenciar do concorrente, não apenas em relação ao produto, mas oferecer algo que na percepção do cliente é só seu e que agrega muito valor aos seus produtos e serviços. Esse diferencial é o que fará o cliente pagar pelo produto e ao mesmo tempo fazê-lo voltar ao estabelecimento.

3. Avalie seu produto, estabelecimento e cliente

Para fazer uma boa gestão em food service você deve avaliar a sintonia entre o seu produto, o estabelecimento e o cliente. Para a consultora, isso é muito importante para o sucesso de qualquer negócio.

O que acontece é que quando um desses elementos está em desacordo, os demais trazem resultados indesejados. Portanto, você deve avaliar se o produto que você oferece está de acordo com seu tipo de estabelecimento e se eles atendem ao perfil do seu cliente. Um exemplo disso seria um restaurante servir um vinho caro para o seu público que é refinado, mas o ambiente do estabelecimento não se alinhar com a sofisticação. Isso, não fará sentido para os clientes”, enfatiza.

4. Controle a entrada de mercadorias no estoque

Muitos estabelecimentos food service não conferem a matéria prima que é utilizada para oferecer seus produtos. Além de não conferir a entrada, não fazem a avaliação correta dos seus fornecedores.

De acordo com Camila, o primeiro controle de qualidade é no recebimento. E para isso, existem várias planilhas que podem auxiliar nessa tarefa. Entretanto, o mais importante é conferir toda a matéria prima e contabilizar a entrada de mercadorias.

5. Tenha controle com a saída das mercadorias do estoque

Além de controlar a entrada de mercadorias é importante fazer o controle da saída e distribuição dessas mesmas mercadorias para trabalhar a gestão em food service.

“Anote tudo que é consumido e que sai do seu estoque. Assim, no fechamento do mês, você poderá utilizar as informações e saber se o que se consome condiz com o que se está vendendo. Com isso, você pode encontrar uma espécie de “vazamento de mercadoria”, ou seja, poderá avaliar se está perdendo mercadorias por falta de ela ser utilizada ou até mesmo por roubos”, afirma a consultora.

6. Ofereça salário digno para sua equipe

Uma equipe bem remunerada é uma equipe motivada e isso ajuda na gestão em food service. Por esse motivo, ofereça um salário digno aos seus profissionais. Veja se a remuneração está de acordo com o mercado e se atende bem a sua equipe. Trate bem seus colaboradores e conte com eles para alavancar o seu negócio.

É importante desenvolver estratégias como essas 6 dicas para trabalhar a gestão em food service, pois um estabelecimento com uma boa gestão sobrevive ao mercado competitivo e também a crise.

TAG: gestão
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar