Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O melhor do chopp como receber, armazenar e servir

Dicas para aumentar a venda de chopp

A venda de chopp é uma atividade que demanda cuidado e atenção de toda a sua equipe. Confira como aproveitar ao máximo o potencial da bebida e aumentar sua lucratividade.

O chopp é uma das bebidas favoritas do brasileiro. E para garantir sua qualidade é preciso atenção ao processo de recebimento, armazenamento e até capacidade de servir ao cliente.

Por não passar pelo processo de pasteurização, a bebida chama a atenção pelo frescor do malte e do lúpulo. Para os estabelecimentos, a venda de chopp pode significar uma margem de lucro maior. No entanto, para que essa estratégia seja eficaz é preciso manter a atenção em toda a operação.

Antes de comprar seu chopp, é preciso compreender que essa bebida deve estar sempre protegida contra a ação da luz solar. Garanta que ele seja transportado não somente em veículos fechados e que isolam a ação do sol, mas também em barris que protegem a bebida.

Seu chopp não precisa chegar, necessariamente, ao estabelecimento em carros refrigerados -  mas caso a bebida chegue gelada para você, garanta que será capaz de mantê-la na mesma temperatura até a hora de servir. Dessa maneira, não se prejudica o sabor e aroma do chopp ao fazê-lo passar por uma grande oscilação de temperatura.

Vale a pena reforçar também que os barris de chopp devem, sempre que possível, ser carregados com a ajuda de alças e jamais por meio de métodos de rolamento no chão - o que pode prejudicar a química do produto.

Como armazenar o chopp após o recebimento?

Da mesma maneira que é preciso cuidado com o chopp durante o transporte da bebida, o armazenamento demanda a aplicação de conceitos similares, praticamente repetindo o processo realizado na chegada do mesmo até o seu estabelecimento.

Armazene seu chopp em um ambiente fechado, com temperatura controlada e, é claro, longe da luz solar. Vale reforçar que chopp tem validade curta, exatamente por não serem pasteurizados como as cervejas. Após seu recebimento, é necessário consumi-lo em até, no máximo, 11 dias. Após aberto, o consumo deve ser mais rápido, em até dois dias, no máximo.

Como tirar um bom chopp?

Especialistas podem divagar sobre as melhores técnicas de tirar um bom chopp, entretanto, existem algumas regras básicas que devem ser aplicadas em qualquer situação, para garantir uma boa experiência ao consumir essa bebida.

Se você faz o uso de uma chopeira, a melhor técnica para retirar a bebida é encostar a tulipa, ou copo de sua preferência, bem inclinado no bico da torneira, permitindo que ela corra de maneira bem lenta pelas paredes do copo, aumentando lentamente o volume de líquido de acordo com a velocidade que você endireita o copo.

Para finalizar com um bom colarinho, deixe o copo reto e feche a torneira, para que forme a saborosa espuma que, vale a pena frisar, faz parte da construção do sabor e aroma da bebida.

A temperatura do chopp a ser servido depende de dois fatores importantes: do estilo da bebida a ser comercializada e, especialmente, do gosto do cliente ao consumi-la. Existem pessoas que preferem consumir o chopp sempre estupidamente gelado, independentemente se ele é mais forte, mais lupulado ou até mais defumado. Especialistas afirmam que chopps mais fortes, seja no aroma como no sabor, podem ser consumidos em temperaturas mais altas, para se apreciar melhor suas características.

Equipamentos necessários para a venda de chopp

Por precisar de cuidados especiais em seu armazenamento, para que a bebida mantenha sua qualidade, é importante se atentar aos equipamentos. É fundamental uma chopeira e cilindro de gás CO² - que você pode negociar o fornecimento com a distribuidora que te atende. No entanto, você precisará ter o conhecimento da regulagem do equipamento, além do cuidado do estoque de CO² e barris. Outro cuidado é com a validade da bebida. Uma dica que ajuda bastante a conservar o chopp é ter uma câmara fria. 

E já que você deseja investir na venda de chopp, vale sempre estar de olho no comportamento do consumidor e nas tendências do mercado cervejeiro. Ofereça uma gama diversificada de sabores a seus clientes e não esqueça de oferecer aperitivos e pratos para harmonizar a degustação. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar