Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Especialista do Sebrae diz como aplicar user experience na gastronomia

Especialista do Sebrae diz como aplicar user experience na gastronomia

User experience (experiência do usuário, em tradução livre) é a ação de encantar, ganhar e fidelizar clientes. Normalmente chamado de “UX” é muito aplicado no segmento de produtos digitais, mas aos poucos têm ganho cada vez mais espaço e importância em outros mercados, incluindo o gastronômico. Mas como usar esse conceito em estabelecimentos de alimentação fora do lar?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Mckinsey, 84% das pessoas confiam em recomendações pessoais: de amigos ou influenciadores digitais. Além disso, estudos indicam que os consumidores estão cada vez mais sociais (buscando fazer partes de grupos), locais (valorizando o que é regional e está próximo dele) e mobile (usando smartphones enquanto realiza outras ações).

Assim, segundo a analista técnica do Sebrae Nacional, Anny dos Santos, com esse excesso de informação, para que algo seja visto e percebido é necessário ser especial. “A experiência do consumidor deve ser marcante”, explica. Fatores como limpeza, tempo de espera e atendimento são fatores que podem fazer com que seu cliente volte ou não ao estabelecimento.

Anny lembra que é preciso atenção no contato com o cliente, afinal diversas fontes ou etapas de relação com o consumidor. Quando ele liga para reservar uma mesa, o atendente é uma fonte de contato; a hostess é outra; caso o estabelecimento disponha de estacionamento, o frentista é outra frente; assim como o garçom, o gerente, o chef e o proprietário. Dessa maneira é preciso que a forma de atender esteja alinhada entre todos participantes do processo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar