Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

extracao-café.jpg

Extração de café: técnicas diversificam cardápio e aumentam vendas

Conheça as principais técnicas de extração de café para diversificar o cardápio do seu estabelecimento e, assim, incentivar mais vendas!

Diversificar o cardápio e trazer novidades é um dos grandes segredos das cafeterias de sucesso. Afinal, inovar e conhecer as preferências de consumo dos clientes faz toda a diferença para que o menu e a experiência oferecida sejam agradáveis e, com isso, os clientes retornem.

Conhecer as técnicas de extração de café, nesse sentido, é primordial para a criação de um cardápio que incentive o aumento de vendas. Afinal, a extração de café muda a experiência e o sabor da bebida, enriquecendo o menu e permitindo atender à demanda de um consumidor cada vez mais informado e exigente.

Siga com a leitura deste artigo e conheça melhor algumas técnicas de extração de café que podem ajudá-lo a levar o seu estabelecimento para outro nível!

Principais técnicas de extração de café

"Existem diversas maneiras de extrair o café. Tudo irá depender da forma de contato entre o pó e a água. E aqui é que entram as funções dos métodos de preparo. Existem três famílias de extração: gravidade, pressão, e infusão", explica Arthur Malaspina, analista de qualidade e treinamento do Octavio Café.

Gravidade

Malaspina explica que, na categoria gravidade de extração de café, temos como principal exemplo o coador V60, que utiliza filtro de papel em um porta filtro formando um ângulo de 60 graus, disponível nas versões em cerâmica ou acrílico. "A técnica irá resultar em uma extração mais balanceada, equilibrando acidez, corpo e doçura do café".

Além disso, o interior do V60 possui estrias que impedem que o pó fique aglomerado na borda do filtro, contribuindo para uma extração mais homogênea.

Infusão

Nos métodos de extração por infusão, como a Prensa Francesa, é possível controlar o tempo de contato entre a água e o pó de café. Malaspina explica que, com isso, a técnica permite extrair mais ou menos sólidos.

"Aqui, não se utiliza o filtro de papel, pois existe um embolo com um filtro de metal que separa o pó da bebida. Este método de preparo resulta em uma bebida mais encorpada e intensa", complementa.

Pressão

Por fim, a extração de café por pressão tem como exemplo a Aeropress. "O método extrai o café por meio da pressão do ar, em um funcionamento semelhando a uma seringa. Como resultado, conseguiremos uma bebida mais encorpada e doce", explica Malaspina.

Qual o melhor método para extrair o café?

É importante dizer que, para criar um bom cardápio em sua cafeteria, você não precisa obrigatoriamente trabalhar com todas ou várias opções de extração de café. É fato que alguns itens e técnicas são quase que obrigatórios, justamente por terem maior demanda.

No entanto, definir quais serão os métodos usados precisa partir de um conhecimento e de um acompanhamento constante das novidades do mercado e das preferências dos seus clientes. "A questão é que cada método irá ressaltar uma característica diferente para o resultado final da bebida, portanto, o critério de escolha será o que mais agrada o consumidor: mais intenso, menos encorpado, mais ácido, mais doce, etc", explica o especialista.

Além disso, o profissional recomenda levar em consideração qual o método de extração de café que apresenta melhor resultado. 

"Será que ele pede mais contato com a água (infusão), ou menos tempo de contato (gravidade). Aqui, já cabe ao profissional que está comandando o preparo designar tal escolha para, então, orientar o seu cliente".

Por fim, Malaspina recomenda que a cafeteria também surgira harmonizações para cada método de preparo do café. "Podemos oferecer o café equilibrado extraído da V60 harmonizado com um bolo de laranja, ou a intensa e encorpada xícara da prensa francesa junto a um pão de queijo de gorgonzola. As opções são várias", recomenda.

Portanto, contar com profissionais capacitados também faz toda a diferença para que a sua cafeteria seja reconhecida pela qualidade e inovação na extração do café!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar