Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A produção da sua padaria desanda sem a sua presença? É melhor investir em capacitação

Investimento em capacitação é segredo das padarias de sucesso

Atualmente observamos as padarias vivendo uma verdadeira fase de crescimento e modernização, deixando de oferecer somente o tradicional pãozinho do dia e passando a comercializar uma infinidade de serviços como café da manhã, almoço, chá da tarde, buffet de sopas, além de ter loja de conveniência e mini-mercado, apresentando, assim, uma gama intensa de multi-serviços.

Porém, para contrariar todo esse sucesso, é só o proprietário da padaria dar uma saidinha do estabelecimento que as coisas passam a não funcionar como deveriam. Não é raro ouvir comentários desses empresários dizendo que "não podem sair da padaria que o negócio não anda". O que falta, então, para essas padarias?

Uma boa capacitação dos colaboradores é uma resposta certeira. Isso porque nos dias atuais é imprescindível oferecer a eles conhecimento para que também tenham condições de continuar com a boa condução da padaria na falta do seu proprietário.

Como capacitar os profissionais da sua padaria?

São várias as formas de iniciar a capacitação dos profissionais da sua padaria. Desde a integração de novas pessoas, às capacitações específicas para as atividades que executa, até o desenvolvimento pessoal, individual, passando também pelos treinamentos  comportamentais.

Gilda Lima, gestora de desenvolvimento humano do ITPC (Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria) é uma profissional com grande experiência nessa área. Com todo o conhecimento que tem, ela cita que novas tecnologias disponíveis têm contribuído muito para o desenvolvimento da equipe.

Segundo a gestora, já existem ferramentas e cursos online específicos para o setor de alimentação, panificação, segmentado até pela função do colaborador. O que é essencial para boas capacitações.

O que fazer para melhorar o conhecimento dos profissionais da padaria?

A capacitação é essencial para qualquer ramo de atividade. Em todos os setores, sem distinção, será a capacitação a responsável pelo bom andamento do negócio. Tal processo certamente vai apontar os caminhos de melhoria e de crescimento. Escutar, envolver-se no fazer das atividades por meio da compreensão de suas funções mais cotidianas é essencial e se torna quase que uma cultura de capacitação.

O desenvolvimento da cultura de capacitação pode ser in company, via sala de aula, tele aula, vídeo aula, coaching individual ou em grupo, mas é importante fazer algo", afirma a profissional. Ficar de braços cruzados não capacitará nenhum profissional, nem melhorará a gestão da padaria.

Capacitação é investimento

Infelizmente, em alguns casos, quando falamos em colocar dinheiro na capacitação, muitos empresários pensam em desistir. Porém, a gestora de desenvolvimento humano do ITPC cita a importância da capacitação.

"É preciso compreender a capacitação como uma necessidade para a realização de uma função, o que muitas vezes não é considerado”. Profissionais de recursos humanos dizem que o investimento em capacitação pode ser tão importante quanto o investimento em tecnologia ou em melhora na eficiência da produção.

Faz-se essencial também que as empresas levantem as necessidades de seus profissionais durante suas rotinas para que uma capacitação seja executada de forma assertiva e sua empresa obtenha os resultados que deseja.

Devo fazer capacitações específicas para cada funcionário da minha padaria?

Gilda Lima é direta na resposta: enfaticamente, sim! “Cada cargo, na proposta de sua função, possui particularidades para atender o objetivo”. Dessa forma, qualquer atividade, seja no setor empresarial, numa indústria ou em padarias, possui particularidades que visam atender um objetivo e cada treinamento deve especificar tais particularidades.

Basicamente, uma padaria tem entre seus funcionários o atendente, o operador de caixa, e, claro, o padeiro. Dessa forma, tais profissões terão suas capacitações específicas para o bom funcionamento do negócio.

Assim, o atendente deverá realizar treinamentos que vão desde o conhecimento do espaço de trabalho, dos recursos para atendimento do cliente, até o conhecimento de todos os produtos produzidos pela empresa.

O operador de caixa, por muitas vezes, pode ser um atendente que foi promovido. Porém, para a promoção, ele realiza treinamentos para operar o sistema, compreender o fechamento de caixa, entender a sangria, cumprir com os controles, entre outros.

Já o padeiro, considerado “uma das habilidades chave do negócio padaria”, além de sua qualificação específica (que é fazer pão), deve adquirir conhecimento das tendências e atualização para novas tecnologias e novas formas de produzir “velhas” receitas.

O padeiro terá ainda importante papel na gestão da produção, isso porque em tempos de resultados enxutos, é cada vez mais necessária a participação desse profissional na compreensão dos controles, dos resultados de seu departamento, no resultado geral da empresa, das perdas, etc.

Apesar de existirem treinamentos específicos, Gilda complementa dizendo que há outros treinamentos comuns para todas as funções, como integração, comportamento, higiene, etc. Nesses casos, os treinamentos podem destinar-se a todos os profissionais da padaria, independente da posição que ocupam.

Cultura da capacitação nos profissionais da sua padaria

Inserir a cultura de capacitar, treinar e desenvolver as pessoas é essencial. Gilda Lima diz que “isso vem com a consciência da necessidade, seja ela apontada pelo mercado, pela concorrência ou por uma nova maneira de pensar a gestão”. Capacitando seus profissionais você terá melhores condições para continuar ativo nesse mercado tão competitivo.

E tão importante quanto capacitar a equipe é definir as necessidades de treinamento presentes em seu grupo de trabalho. As específicas, de ordem geral e de desenvolvimento individual são sempre importantes e relevantes.

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de pensar que essas pessoas permanecerão em sua empresa (conforme sua decisão ou delas) por um tempo, e são elas as responsáveis pelos resultados. Portanto, a avaliação de seus resultados é muito importante.

"Julgue sua satisfação com seus colaboradores, compare os resultados deles com outras empresas de mesmo nível e porte e pondere se a capacitação está surtindo resultado," finaliza Gilda.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar