Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

restaurante-quilo

Pergunte ao especialista: Como montar um restaurante por quilo

 

O Brasil é pioneiro no serviço self-service: segundo dados do Sebrae, a cada dez estabelecimentos de pequeno porte, seis adotam esse sistema. Além dos estabelecimentos totalmente dedicados a este tipo de serviço, 61% dos restaurantes de pequeno porte trabalham com a modalidade em algum período do dia, sendo que 47% atendem exclusivamente com esse tipo de serviço.

O modelo é popular e muito procurado pelos consumidores – mas para que o restaurante por quilo possa ter bons resultados, é preciso estar atento às exigências legais e específicas que precisam ser cumpridas para garantir qualidade e conformidade do seu negócio.

Para responder as dúvidas dos nossos leitores, conversamos com Debora Mazzei, coordenadora de alimentação fora do lar do Sebrae, que trouxe algumas dicas de como abrir um restaurante por quilo.

 

Localização

 

O endereço do restaurante por quilo pode determinar o número de clientes que será atendido durante o horário de funcionamento. “A localização é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Pense no público em que deseja atingir, qual seu objetivo e se o local possui vias de acesso”, orienta a especialista.

 

Elaboração do cardápio

 

Outro ponto fundamental para o sucesso do seu restaurante por quilo é a escolha do cardápio. “O cardápio é a essência do restaurante. É a materialização do negócio. Para montar o cardápio, é necessário definir a identidade do restaurante, as necessidades da clientela e os preços”, Debora explica.

A especialista ainda recomenda que cada prato possua sua ficha técnica sobre o preparo: matérias-primas utilizadas, quantidade, rendimento, custo da produção e montagem do prato. Isso facilita o entendimento do cliente sobre o que está disponível para consumo.

 

Mão de obra qualificada

 

Outro desafio enfrentado no mercado food service é encontrar o profissional ideal para seu estabelecimento. Debora aconselha listar todas as características buscadas para exercer cada função: cozinheiro, caixa, gerente de estoque, entre outros. “Vale escolher pessoas que tenham facilidade de trabalhar em equipe para tornar o relacionamento interno e externo ainda melhor”, diz.

Quer conferir a entrevista completa? Veja o vídeo, produzido pela Fispal Digital, e comente qual é o tema sobre estabelecimentos de alimentação fora do lar que você deseja conferir por aqui. Mande suas perguntas e sugestões!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar