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Retenção de Talentos: como manter o bom funcionário na casa?

Veja como aumentar a retenção de talentos no restaurante, elevar a qualidade do serviço e aumentar a satisfação dos clientes.

Uma boa gestão no food service vai muito além de oferecer um bom cardápio. Focar no cliente, inovar, usar a tecnologia da melhor maneira e trabalhar ativamente na retenção de talentos estão entre os elementos que fazem toda a diferença neste sentido.

Inclusive, a retenção de talentos costuma ser determinante para um restaurante de sucesso. Afinal, são as pessoas que agregam diferencial competitivo ao estabelecimento, seja no atendimento ou na preparação dos pratos.

Será que você não está deixando de lado uma atividade altamente estratégica para o seu negócio? Veja, a seguir, como a gestão de pessoas pode levar o seu restaurante a outro patamar!

 

Gestão de pessoas e o sucesso do restaurante

 

Antes de tudo, é importante reforçar que a rotatividade de funcionários é um problema sério para os restaurantes. Afinal, quando isso acontece, a qualidade dos pratos e do atendimento é diretamente impactada.

E, no mercado de food service, não manter a excelência nestas duas frentes é um sinal sério de que os clientes vão começar a se afastar.

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A alta retenção de talentos significa que os colaboradores estão motivados e engajados. Portanto, o ambiente de trabalho é mais propício para inovar e, consequentemente, para incentivar a alta produtividade.

Como resultado, uma boa gestão de pessoas permite agregar diferenciais valiosos ao restaurante, que passa a oferecer atendimento e pratos de alta qualidade.

 

Como motivar funcionários em um restaurante

 

Segundo estudo recente, há três fatores que mais impactam no engajamento dos colaboradores são:

 

  • Oportunidades dentro da empresa;
  • Práticas de reconhecimento eficientes;
  • Gestores preparados.

 

"A melhor forma para reter talentos é estar atento à esses três fatores. Sobretudo aos gestores preparados, já que os colabores não deixam a empresa, mas sim seus gestores. Ter um gerente ou supervisor que se preocupe com o bem-estar do colaborador é fundamental para criar um ambiente agradável no estabelecimento, que resultará em colaboradores felizes e clientes satisfeitos", explica Letícia Camilo, especialista em comunicação.

 

Dicas para retenção de talentos

 

 

1. Faça avaliações constantes

 

"O restaurante deve estabelecer metas e propor desafios para que os colaboradores estejam sempre engajados a evoluir e crescer dentro da empresa", recomenda Letícia.

De acordo com a profissional, a avaliação de desempenho é fundamental para atingir este patamar. "Com ela, é possível medir como andam os resultados individuais e em grupo, possibilitando que a gestão estabeleça um plano de carreira baseado na evolução de cada um", complementa.

 

2. Realize pesquisas de clima

 

"Uma forma eficiente de descobrir quais ações tomar, é mapeando qual o sentimento dos colaboradores com a empresa. Isso pode ser feito por meio da Pesquisa de Clima, que mostra os pontos que mais incomodam os colaboradores do restaurante. Assim, além de fazer com que os funcionários sintam-se ouvidos, o RH e os líderes vão conseguir criar ações baseadas em dados", diz Letícia.

 

3. Implemente uma gestão horizontal

 

Aquele tempo em que era "normal" um chef ou encarregado gritando com os funcionários ficou bem para trás. Inclusive, este costuma ser um dos principais fatores que levam um restaurante a ter alta rotatividade e a perder talentos.

Uma gestão horizontal, ao contrário, trabalha com a premissa de que os gestores e colaboradores devem atuar em conjunto. Sendo que todos estão sempre em constante aprendizado.

Dessa forma, a gestão do restaurante fica mais humanizada e o ambiente se torna colaborativo. Assim, a troca de conhecimentos flui melhor e o ambiente se torna muito mais favorável e produtivo.

 

4. Invista em treinamentos

 

A oportunidade de aprender e desenvolver as habilidades é algo que impacta diretamente na retenção de talentos em um restaurante. Afinal, as pessoas buscam ambientes em que consigam crescer e evoluir constantemente.

É por isso que apostar em treinamentos é fundamental para que a equipe se sinta reconhecida. Inclusive, essa é uma estratégia que beneficia a todos: ao mesmo tempo em que o funcionário fica mais motivado, você consegue melhorar o atendimento e os serviços.

No final, os treinamentos e eventos representam um investimento que traz retorno para aumentar o parão do restaurante e para melhorar a satisfação da equipe.

Você já implementa alguma dessas ou outras dicas para a retenção de talentos? Conte para a gente nos comentários!

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