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Sazonalidade: veja porque investir em um cardápio especial

Apostar em um cardápio especial para datas comemorativas como Dia das Mães ou Namorados é uma ótima estratégia para atrair e reter novos clientes. Afinal, estamos falando de ocasiões em que a procura por restaurantes é maior. Portanto, a concorrência também aumenta.

Quando bem implementada, a estratégia do cardápio especial pode ser uma excelente forma de vender mais e inovar no estabelecimento. Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados para que tudo corra bem e os clientes terminem a refeição com aquela sensação de "quero mais".

Cardápio especial como ferramenta de vendas em datas comemorativas

"O ramo em si já é competitivo e temos que estar constantemente nos aprimorando para conseguir conquistar e cativar as pessoas. Datas comemorativas, na sua maioria, são momentos afetivos e que ficam guardados na memória por muito tempo. Então, faz muito sentido você dedicar mais atenção e carinho ao seu cliente nestas datas para que a memória da ocasião seja a melhor possível. Neste caso, a comida tem um papel muito importante, pois ela ajuda a construir esse momento", explicaLuiz Filipe Jacob, consultor especialista em gestão da gastronomia e colunista da Fispal Food Digital.

De acordo com Jacob, as datas comemorativas são uma excelente chance para o empresário aumentar o valor agregado ao seu produto. Assim, é possível conseguir um faturamento acima da média na ocasião. "Cada negócio deve avaliar quais datas comemorativas combinam melhor com o seu conceito e público-alvo para trabalhar o menu de forma coerente".

O especialista complementa que montar um cardápio especial vai muito além de inserir ingredientes mais  "luxuosos” no menu de forma aleatória. "Deve-se fazer alguns testes antes, uma ficha técnica e capacitar a equipe de salão para conseguir extrair o máximo destas oportunidades".

Como montar um cardápio especial?

O primeiro passo para usar o cardápio a favor do seu restaurante nestas datas, de acordo com Jacob, é planejar. "Precisamos pensar com bastante antecedência. De preferência, faça isso pelo menos três meses antes. Assim, a cada mês você estará olhando para os feriados e datas comemorativas que acontecerão apenas daqui a 3 meses".

O profissional ainda recomenda avaliar a data no momento de definir o menu. Afinal, algumas ocasiões já contam com clássicos procurados pela maioria das pessoas. "No Dia dos Namorados, por exemplo, é muito comum trabalhar com frutos do mar, chocolate, morangos e espumante", complementa.

Depois, é preciso considerar o conceito do restaurante e o perfil dos frequentadores. "Eu acredito que todas as datas podem ser trabalhadas, independentemente do conceito, o que muda é a sua abordagem. Por exemplo, um restaurante familiar, que costuma receber mesas grandes para reunir várias gerações, não vai trabalhar o Dia dos Namorados da mesma forma que o bistrô intimista de poucos lugares".

Aqui, ainda é importante saber como o seu público se comporta e o que ele busca, além de conversar com o chef ou confeiteiro para que, juntos, seja possível chegar em uma boa solução.

Fique atento!

Jacob ainda chama atenção para o fato de que o cardápio especial precisa considerar o custo, logística de compra, produção e o grau de dificuldade no dia para a execução. "Tenha em mente qual é o seu ticket médio atual e o valorize um pouco. Mas tente não fugir muito dele, pois sua clientela pode se assustar".

Ainda pode fazer toda a diferença conversar com os fornecedores para saber se haverá alguma promoção para a data ou se é possível realizar parcerias, como harmonizar os pratos com os vinhos de um distribuidor. "Não tenha vergonha de pedir e conversar com seus fornecedores", recomenda Jacob.

O profissional ainda recomenda que sejam feitos testes e degustações antes de fechar o menu. Além de entender se haverá a necessidade de mão-de-obra extra, como uma hostess ou mais equipe de sala e cozinha.

Por fim, defina os preços de venda e se haverá a necessidade de os clientes fazerem reservas.

Dicas para divulgar o seu cardápio

Jacob recomenda que a divulgação seja feita por meio dos melhores canais que o estabelecimento já tem.

"Se você é ativo nas redes sociais e seu público te acompanha, aproveite esse espaço. Ou então aproveite as semanas anteriores para falar com seus clientes diretamente quando eles te visitarem. Você também pode utilizar e-mail marketing ou alguma outra ferramenta que mais funcione para o seu negócio".

De acordo com o profissional, o mais importante é valorizar o diferencial do estabelecimento e aquilo que está sendo oferecido e que vai além do "básico". Em outras palavras, elabore o cardápio de uma maneira que, quando o cliente ficar sabendo, será suficiente para ele escolher ir ao seu restaurante e não no do concorrente.

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