Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tenha um melhor fluxo de caixa com essas dicas

Tenha um melhor fluxo de caixa com essas dicas

Um fluxo de caixa bem organizado depende de alguns fatores como custo variável, custo fixo e custo financeiro. O primeiro item considera o número de refeições versus o consumo. No segundo custo estão inseridas as despesas mensais recorrentes como aluguel, luz etc que devem ser pagas independentemente de quantas refeições foram vendidas. E o custo financeiro envolve a aceitação de cartões e tíquetes.

Um fluxo de caixa considerado “básico” deve contemplar todas as entradas (recebimento à vista e cobrança, por exemplo) e saídas (recursos humanos, água, telefone, pagamentos a fornecedores etc), realizar conciliação bancária diária, controlar o realizado versus previsto e controlar as cobranças.

Há ainda quatro itens que devem ser considerados:

  1. Fluxo de refeições: quantas refeições são produzidas diariamente. “O que é consumido na segunda-feira é diferente do que é produzido na sexta-feira, que também é diferente do que é consumido no final de semana”, explica Cristina Prates da Duo Financial.
  2. Ficha técnica é um grande apoio. “Quanto tenho que comprar?”, “Quanto é usado em cada receita?”;
  3. Controle de estoque é algo que deve ser feito sempre. “Às vezes o lucro pode estar parado no estoque”, alerta Cristina. “Pode ser que entraram mais clientes do que o previsto, mas também pode ter sido calculado errado”, explica. Um grande risco ao depósito é comprar muito porque o produto está barato. “Mantenha no cardápio o que tem maior rotatividade. 20% dos produtos são responsáveis por 80% dos negócios”, lembra Cristina.
  4. Desperdício: “eu preciso de 12 quilos de arroz, sendo que diariamente uso 10 quilos?” , questiona a especialista. Para alcançar o valor correto é necessário acompanhar de perto o fluxo de refeições, seguir corretamente a ficha técnica e ter um bom controle de estoque.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar