Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

abrir uma cafeteria.jpg

Como abrir uma cafeteria: confira os primeiros passos

Se você quer saber como abrir uma cafeteria, leia o nosso artigo e veja dicas interessantes para se dar bem nesse segmento.

Abrir uma cafeteria se tornou o desejo de muitos empreendedores. Lojas próprias e franquias ganham espaço nos grandes centros urbanos e também em cidades menores. Afinal, o consumo de café fora de casa teve um salto significativo nos últimos anos: 307%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

A associação também mostra que são 3,5 mil cafeterias em todo o país, sendo sua maioria formada por pequenos empreendimentos. O investimento para abrir uma cafeteria, ainda de acordo com a Abic, gira em torno de R$80 mil a R$100 mil. 

Por isso, para se dar bem no setor, não basta ter força de vontade e entender sobre cafés. É preciso ter conhecimento técnico e seguir uma série de passos sobre como abrir uma cafeteria e construir um diferencial de mercado perante a concorrência. Confira, a seguir, algumas dicas!

Como abrir uma cafeteria em 4 passos

#1. Pesquise sobre a área de atuação

Ao abrir uma cafeteria, é preciso buscar informações específicas sobre esse segmento. Deve-se ter conhecimento aprofundado em atendimento ao cliente e técnicas baristas, por exemplo. Assim, se torna possível oferecer diferenciais aos consumidores.

Alda Barroso, consultora em negócios de café, afirma que mesmo os negócios pequenos precisam pesquisar muito. “Apesar do tamanho, trata-se de uma estrutura bastante complexa, que exige pesquisa, planejamento, treinamento de equipe e muito desenvolvimento por parte do proprietário”, destaca a especialista.

#2. Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é uma forma do empreendedor conhecer antecipadamente os prós e os contras de uma nova empresa. Alda explica que essa ferramenta “funciona como um guia, pois, sabendo exatamente o que é a empresa e como ela está situada no mercado, se reduz sensivelmente as probabilidades de insucesso”.

Ao elaborar um plano de negócios para uma cafeteria, é recomendado pesquisar sobre:

  • os produtos e serviços que serão oferecidos;

  • os fornecedores com que se trabalhará;

  • o maquinário necessário para as atividades;

  • o perfil de público que será atendido;

  • a localização da cafeteria;

  • a concorrência.

  • o montante para ser investido;

  • o faturamento mensal estimado;

  • o lucro que se espera obter; 

  • o tempo de espera estimado para ter retorno do capital investido.

#3. Conheça sobre os produtos que oferece

A consultora chama o atual momento das cafeterias de terceira onda do mercado. Ela comenta que agora “o café é consumido pelo que é e não pela cafeína que fornece. Dessa forma, é preciso conhecer mais profundamente as fases de produção, desde o cultivo, a colheita, o processamento, a torra, as propriedades e nuances da bebida, os hábitos de consumo, diferentes métodos de preparo…”.

Ao ir até o estabelecimento, os clientes não querem apenas beber café, mas sim vivenciar uma experiência. Por isso, conhecer sobre a origem do produto, como ele foi beneficiado, o tipo de torra e outras informações, é muito relevante. Assim, os clientes terão mais satisfação em ir até o seu estabelecimento.

#4. Desenvolva as habilidades necessárias para empreender na gastronomia

Ainda falando sobre a experiência do consumidor, ao abrir uma cafeteria, você precisa ter em mente que essa é uma área diferente de outros segmentos. Ela está muito envolvida com a cultura local e outros conceitos que não são de conhecimento de qualquer empresário.

Por isso, se deseja saber como abrir uma cafeteria, precisa antes desenvolver as habilidades necessárias para essa área.

Alda comenta que o empreendedor do setor precisa usar “a criatividade e a inovação para melhorar constantemente a prestação de serviços e a elaboração de um cardápio mais simples e de fácil execução, considerando as tradições, os aspectos culturais da gastronomia, a origem dos produtos e a competência da equipe".

TAG: Cafeterias
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar